Um disco indispensável: Serú Giran - Serú Girán (Sazam Records/Music Hall, 1978)

No ano de 1978, um grupo de rock entraria para a história da música argentina em apenas um disco (naquele ano) e quatro membros que faziam um show tocando muito: o nome era bem esquisito, porém, trouxe popularidade nacional, e o nome seria Serú Girán, que contou com integrantes vindos de outras passagens musicais em grupos, dentre eles o baterista Oscar Moro, que tocou na banda Los Gatos (1966-1971), no Color Humano (1971-1974) Billy Bond Y La Pesada del Rock And Roll, PorSuiGieco (1976) e no La Máquina de Hacer Pájaros (1976-1977), o guitarrista David Lebón, que fez parte do conjunto Pappo's Blues (1971), mais tarde viria para o Pescado Rabioso (1971-1973) e seguindo carreira solo, faria parte de mais uma banda chamada Polifemo (1975-1977), o tecladista, guitarrista, letrista e cantor Charly García, vindo das bandas Sui Generis (1970-1975), do projeto PorSuiGieco (1976) e do grupo La Máquina de Hacer Pájaros, e também daria entrada "a un jovencito" que já tinha futuro como músico, um jovem de nome chamado Pedro Aznar, que aos 15 anos tocou em uma banda chamada Madre Atómica (1974) e dois anos depois já estava tocando baixo num grupo progressivo chamado Alas, que resultou-se em dois discos, o de estreia, com o nome da banda (1976) e Pinta Tu Aldea (1977), lançado antes que Aznar recebesse um convite de um homem de cabelos longos, óculos de armação, bigode de duas cores (isso pelo fato de ter vitiligo) e dizendo que juntaria outros amigos para formar um megaconjunto para ensaiarem em Búzios, no Rio de Janeiro. Lebón já tinha deixado o Polifemo e estava para planejar seu projeto solo de novo, que já rendeu um álbum solo em 1973, após deixar o Pescado Rabioso (grupo do qual fez parte ao lado do vocalista e guitarrista Luis Alberto Spinetta) e teve um hiato, sempre envolvido por um projeto ou por outro. Charly diria adeus ao grupo La Máquina de Hacer Pájaros em dezembro de 1977 no Festival del Amor, onde realiza um concerto de despedida do grupo e apresenta um show que anteciparia a sua carreira-solo e sairia em um disco chamado Música del Alma (1980), que contava com um tema com este nome, inédito até aquele show. Logo depois, García deixa Buenos Aires em direção a São Paulo e dali, juntariam Lebón e Moro mais o jovem baixista Aznar, que só tinha dezoito anos.
E foi aqui no Brasil nasceu definitivamente os Beatles argentinos, como são chamados pela imprensa até hoje, pelo enorme sucesso que parecia ser mundial. O álbum foi lançado originalmente em novembro de 1978, gravado em São Paulo nos estúdios Eldorado entre janeiro e abril daquele ano e a produção ficou a cargo de Billy Bond, que morava na maior metrópole da América Latina (até hoje ele mora em São Paulo) pelo fato de estar participando do grupo Joelho de Porco ao lado de Zé Rodrix e contou com orquestrações de Daniel Goldberg, que contou com 24 músicos na orquestra, e estes arranjos foram gravados em Los Angles no ABC Recording Studios. A origem da banda Serú Girán começa quando antes de Sampa e Búzios, Charly estava se juntando com David Lebón mais Gonzalo Farugia na bateria e José Luís Fernándes como baixista, este que já fazia parte do La Máquina, mas Farugia se mudou para Los Angeles e Fernández cancelou de última hora, e é quando Charly convida Moro para liderar as baquetas e um jovem Pedro Aznar, de apenas 18 anos e dali se encontrariam em São Paulo rumo a Búzios para alugarem uma casa espaçosa perto do mar e poderem ensaiar por horas  e conhecer um pouco da influência de cada um e depois, partirem para Sampa mais uma vez para se juntarem a Billy Bond e gravarem algumas músicas como Billy Bond and The Jets, banda de apoio de Billy Bond e como Serú Girán, o disco também teve presença de percussionistas do Grupo Nova Consciência. O álbum conta com oito faixas e menos de 35 minutos de duração, e para começar total, a música Eiti-Leda é uma mistura de música clássica, rock and roll, jazz-fusion, rock progressivo e também do folclore argentino, uma música que soa pop e rock ao mesmo tempo, com levada rockers e letra bem suave, foi composta quando García tinha apenas 17 anos e o nome original era Nena, que chegou a ser lançada num possível último álbum de Sui Generis e foi apresentada no último show; na sequência vem uma parceria de García e Lebón chamada El Mendigo en el Andén, uma balada simples, como eram as daquela época, quando os discos tinham uma atmosfera de AOR (Album Oriented Rock, já falamos disso em Aja), mas já mais roqueiro em certas partes, com vocais um pouco agudas, e a crítica desperezara a banda após o lançamento do álbum pelas "vozes homossexuais" ou "vozes de tenor, vozes agudas" e isso ainda mais no tempo da ditadura militar de Videla, pelo conservadorismo católico e homofóbico; a vinheta Separata já tinha um pouco mais de suavidade, embora não tenha um sucesso enorme, diferente de Autos, Jets, Aviones, Barcos onde a Escola de Samba Unidos do Serú Girán faz bonito com os ritmos carnavalescos puxado pelo pessoal do Grupo Nova Consciência, enquanto Charly faz seus toques nos teclados e sintetizadores, Lebón faz umas firulas na guitarra, Aznar capricha no baixo e Moro segue o ritmo da batida, sem errar de vez; o tema Serú Girán, que leva o nome da banda e do disco, é uma mostra à parte do que nomes diferentes de uma linguagem improvisada podem gerar um impacto maior do que se imaginava; assim foi com a balada Seminare, composta por García em Búzios e na banda, quem dá voz à música é David, que com sua voz, acaba dando um pouco mais de suavidade e perfeição e consagrando Charly como um dos grandes letristas do rock argentino após Sui Generis e La Máquina; a dupla de ataque do Serú ataca novamente com Voy A Mil, onde Charly e David cantam juntos e fazem um som incrível, misturando um pouco do que cada um fez no Sui Generis, LMDHP, Pappo's Blues, Pescado Rabioso e Polifemo e com um solo de baixo arrebatador de Pedro Aznar; o encerramento é uma instrumental de Lebón chamada Cosmigonón, que nos lembra um pouco do space-rock, que se fazia muito nos anos 70 com solos alucinantes de guitarra e sintetizadores, encerrando o espetáculo que põe um ponto de partida ao sucesso do grupo, que lançaria mais quatro discos e se reuniriam apenas em 1992.
Um disco de estreia que passou por tudo que foi crítica, negativa em especial, mas viraria um enorme sucesso no público argentino e em toda a América. Conseguiriam eliminar os monstros que atormentaram o primeiro disco e cnseguiriam ir mais além no disco seguinte, La Grasa de Las Capitales (1979), que daria máxima consagração à Charly, David, Oscar e Pedro: que conseguiram conquistar o público rapidamente e mostrando como fazer sucesso e acertar os erros de sempre.
Set do disco:
1 - Eiti-Leda (Charly García)
2 - El Mendigo en el Andén (Charly García/David Lebón)
3 - Separata (Charly García)
4 - Autos, Jets, Aviones, Barcos (Charly García)
5 - Serú Girán (Charly García)
6 - Seminare (Charly García)
7 - Voy a Mil (Charly García/David Lebón)
8 - Cosmigonón (instrumental) (David Lebón)




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