Um disco indispensável: Enema of the State - Blink-182 (MCA Records, 1999)

A banda de punk rock/pop estadunidense blink-182 conseguiu muito sucesso nos anos de 1997 e 1998, após o sucesso de Dude Ranch e a repercussão mundial das músicas que conseguiram levar o trio a ganhar algumas indicações aos prêmios mais importantes da música naquele momento, além de dominarem as paradas alternativas e conquistarem as telas da MTV com clipes e performances ao vivo surpreendentes, e isso porque contava com a criatividade dos integrantes Tom DeLonge, vocalista e guitarrista, do baixista Mark Hoppus e do baterista Scott Raynor, que sairia da banda no meio de 1998 e dando lugar a um jovem tatuado no corpo chamado Travis Baker, da banda The Aquabats e acaba fazendo parte da formação do próximo disco, depois de Cheshire Cat (1995) e Dude Ranch (1997) e da demo Buddha (1994), relançada no ano em que Travis entra na banda e quando a banda já faz parte da gravadora MCA Records e começam a gravar o próximo álbum. Enema of the State é o favorito de muitos fãs de punk rock, em especial do rock alternativo dos anos 90 e do fenômeno pop punk daquela época, do qual vieram as banda Offspring e Green Day e que tiveram consagração graças aos sucessos nas rádios e clipes exibidos frequentemente na MTV (tanto nos EUA quanto aqui no Brasil) e por aqui no Brasil pela Multishow, além dos shows lotados por onde passavam eram jovens que estavam eufóricos para verem o Blink-182 em ação no palco e tocando todos os sucessos que a banda toca sempre, e os sucessos de Enema acabaram dando popularidade ao grupo rapidamente. Pode-se perceber que o álbum tem uma vibração parecida com as bandas punks dos anos 90 e das que viriam nos anos 2000, mas de um jeito bem mais pop e isso se pode ouvir logo nas primeiras faixas Dumpweed e Don't Leave Me, que já soam bem mais pop punk mesmo, e com base nas teorias sobre a existência de vida fora da Terra, Aliens Exist acaba dando um tom de que o Blink pode fazer canções com temas fora do padrão exigido pelas gravadoras; as aventuras colegiais aparecem em temas como Going Away to College, composta por Mark Hoppus após ter assistido a comédia "Mal Posso Esperar" e pensar sobre se apaixonar durante o colegial e sobre faculdade, e o que a vida espera para os jovens; alguns temas raros são vistos nos discos do Blink-182 e a Síndrome de Peter Pan, onde existe o adulto que não quer crescer e quer permanecer jovem para sempre, é vista em Whats My Age Again?, que originalmente teve mudanças na letra e no último dia de gravação do disco, foi acrescentado o verso "stay with me", e teve um dos mais irônicos clipes da banda, onde eles corriam pelados (sem nada, mas com "aquilo" censurado) nas ruas e sacaneando geral como se fossem moleques travessos; na serquência Dysentery Gary, que não deixa a banda fazer feio de vez, e em seguida os temas principais deste disco: Adam's Song, que foi baseado num artigo de jornal onde tratava do suicídio de um jovem e numa carta deixada aos pais, a composição foi feita por Hoppus também teve como base os períodos de solidão durante os últimos dias do ano anterior, e quando apresentou a música para DeLonge e Baker, acharam que mesmo sendo obscuro, poderia fazer sucesso de vez e foi um estouro mesmo; o power pop em All The Small Things, composta por DeLonge onde fazia uma ode à sua namorada e também aos ídolos Ramones, levou o grupo a dominar as paradas de vez e acabou virando trilha do filme As Panteras e da novela global Malhação no ano 2000, ano que o clipe conseguira o 1º lugar em canais de música rapidamente, com um clipe ousado no qual a banda faz uma brincadeira com as boy-bands do momento 5ive, Backstreet Boys e N*Sync nas coreografias, figurino e performances no aeroporto com fãs levantando faixas (Travis, I'm pregnant - Travis, eu estou grávida) e Tom DeLonge faz uma pose ao estilo Christina Aguilera no clipe de "Genie in a Bottle" e aparecem nus, como foi em What's My Age Again?, além de ter sido um dos sucessos da banda rapidamente e que não pode faltar nos setlists dos shows; o punk rápido e a letra festiva em The Party Song, baseada numa festa em que Hoppus estava na Universidade de San Diego (na cidada)de de origem da ban e fala sobre pessoas que tratam de atuar de uma maneira bem fria; os amigos são homenageados pela banda, como Mutt, que foi feita por DeLonge, especialmente para o amigo Benji Weatherly em sua performance num programa de Taylor Steele; enquanto um barco chamado Wendy ganha o nome de uma música chamada Wendy Clear, escrita por Hoppus e acabou sendo um sucesso, mesmo não ter sido um dos singles do disco; Anthem já dá uma sensação de que a porrada (sonora) do Blink-182 segue com a corda toda, mesmo que já tivessem gastado todo o gás nesse disco em apenas 35 minutos que conquistaram os ouvidos de muitos jovens.
Ousados, irônicos, simples e também criativos em seus discos, o Blink-182 conseguiu encerrar o milênio com um tremendo sucesso que foi o disco e também as músicas e também na capa do disco, onde aparece uma atriz pornô chamada Janine Lindlemuler vestida de enfermeira colocando uma luva azul e a banda aparece seminua (de cueca, oras) na contracapa com a "enfermeira" preparando uma injeção para eles. A banda conseguiu fazer um sucesso que se repetiria nos dois seguintes álbuns de estúdio e no ao vivo lançado após Enema of the State, intitulado The Mark, Tom and Travis Show: The Enema Strikes Back (2000), gravado durante a turnê do disco.
Set do disco:
1 - Dumpweed (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
2 - Don't Leave Me (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
3 - Aliens Exist (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
4 - Going Away to the College (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
5 - What's My Age Again? (Tom DeLonge/Mark Hoppus) 
6 - Dysentery Gary (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
7 - Adam's Song (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
8 - All The Small Things (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
9 - The Party Song (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
10 - Mutt (Tom DeLonge/Mark Hoppus)
11 - Wendy Clear (Tom DeLonge/Mark Hoppus) 
12 - Anthem (Tom DeLonge/Mark Hoppus)









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