Capas de Discos Indispensáveis: The Velvet Underground and Nico - Velvet Underground (Verve, 1967)

O grupo Velvet Underground surgiu na década de 1960, mais principalmente em 1965, quando a época florida estava predominando o som psicodélico e também quando o som da Inglaterra influenciaria bandas que estavam para sair das garagens ou salas de ensaio, e uma dessas bandas contava com dois integrantes marcantes: Lou Reed e John Cage, que fizeram a banda ganhar sucesso, influenciando bandas que iam de The Stooges, Jesus and Mary Chain e Nirvana a The Strokes e de Aerosmith a Titãs, pelo fato de terem buscado referências do som experimentalista deles. E o primeiro disco do grupo também seria uma série de histórias emblemáticas, como a de Andy Warhol, o artista plástico que ao ver o talento da banda, convidou-os para uma incursão em seu estúdio de arte Factory, na qual estavam gente do cinema, das artes e da música e foi Warhol que descobriu a cantora alemã Christina Päfgen, mais conhecida como Nico e assim daria origem a formação do disco que os consagraria mundialmente, apesar das vendas, houve quem comprasse o LP e acabasse caindo nas letras da banda, que falavam sobre prostituição, drogas, comportamento sexual alternativo do homem, sadomasoquismo e ocultismo.
Capa na versão descascada

O que mais de destaca, além das letras, dos arranjos de John Cage e das influências poéticas de Lou Reed, na qual buscava se inspirar em seus dois ídolos da poesia beat, como Allen Ginsberg e William Burroghs, foi também a emblemática "capa da banana" feita pelo produtor/empresário da banda e um dos principais gênios da Pop Art, movimento artístico de grande repercussão nos anos 60 e sua estética visual da capa foi: criada em um processo de silkscreen, e com apenas um filme em preto e branco de acetato, a capa mostrava um fundo branco e uma banana como adesivo, e uma frase "Peel slowly and see", que dizia "puxe levemente e veja" e atrás da banana, uma versão descascada em tons de rosa, semelhante à pele na qual pode se remeter a um órgão sexual masculino. "Alguém tinha que sentar com pilhas de álbuns e colocar o adesivo da casca em cima da fruta manualmente" disse o diretor artístico de Warhol, Ronnie Cutrone sobre a ideia, que se tornaria um pesadelo devido a complexidade no processo da montagem das cascas na capa, e em 1968 já com outro disco, sem Warhol e sem Nico presentes na banda, enquanto Lou Reed e John Cale mais Sterling Morrison e Maureen Tucker seguiam mais ousados e criando sons experimentalistas e psicodélicos em "White Light/White Heat", o disco da banana seguiu nas lojas, desta vez sem descascar ela e permanecendo a casca, sendo que a versão para descascar hoje custa 500 dólares.
Andy Warhol, artista plástico, produtor, empresário e
autor de uma das mais ousadas capas de discos dos
anos 60, responsável pela vinda de Nico ao grupo



Uma das capas mais populares dos discos, acabou levando pela BIZZ em 2005 o posto de 1º lugar como uma das 100 melhores capas de discos de todos os tempos, enquanto pela Rolling Stone, levou um belo 10º lugar, na frente "Hejira" (1976) da musa folk Joni Mitchell e atrás de "Cheap Trills" (1968) da Janis Joplin.

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