Temas Indispensáveis: (I Can't Get No) Satisfaction - Rolling Stones (1965)

Sempre existe aquele fato de por trás de grandes riffs e grandes canções do nosso bom e velho rock n' roll, existem grandes histórias por trás delas, seja um insight (ideias que surgem do nada) ou até mesmo inspirações ou algo que inspira os grandes compositores a comporem as músicas que nos marcam pra sempre. E os Rolling Stones, que surgidos em 1962 por meio de Brian Jones, que encabeçou a banda com Mick Jagger e Charlie Watts, que faziam parte de um conjunto chamado Alexis Korner's Blues Incorporated desde 1961 e que no meio de um trem, Jagger descobrir Keith Richards conversando sobre blues em um trem, no sul de Londres e dali se marcou a maior parceria que dura até hoje no mundo do rock. E assim, começa apenas uma boa parte da história dos Stones, movida a muito sexo, drogas e claro, rock and roll, o essencial de muitas bandas que seguiram no mesmo lema que a versão agressiva e mais vulgar dos Beatles (quem conhece as polêmicas dos Stones sabem o porquê desse fato) e de tantas que aprontaram que hoje se mostram os verdadeiros senhores do rock n' roll em termos de pessoa e de idade. Keith Richards que o diga, pois de tanto que ele já aprontou e já causou que teve a sua oportunidade seguir por aqui por mais uns anos, para nossa alegria, assim como Jagger, mulherengo profissional e um bom homem de negócios, por ter estudado Economia.
Out Of Our Heads (capa da versão britânica)
O tema da vez se chama (I Can't Get No) Satisfaction, hino da banda e um clássico indispensável para quem curte rock n' roll, surgiu num final de agitos e shows qualquer do dia 6 de maio de 1965, numa noite pós-show e como de costume, Keith ia para a cama com uma guitarra a tiracolo, porém acabou pegando no sono. Eis que Keith, já bebado, tinha já gravado os acordes da canção e como adorava ter um gravador ao lado da cama e sempre para estes momentos de compor e gravou de imediato, a introdução explosiva dessa música. O guitarrista, extremamente cansado, decidiu dormir um pouco e poder aproveitar o dia seguinte para ouvir o resultado, enquanto ouvia seu ressoar sendo gravado direto. No dia seguinte, Richards ouviu o riff e depois, "habemus musicum": nascia ali o clássico que imortalizaria os Rolling Stones para a história e que veio a ser o hino da banda por definitivo "Lembro que Mick não havia gostado do riff no início", disse Richards em uma declaração sobre o parceiro não ter gostado no início, porém acabou aceitando as ideias dos acordes da guitarra. A primeira gravação foi com Brian na gaita, nos estúdios Chess em Chicago no dia 10 de maio, e dois dias depois, os Stones estavam em Hollywood nos estúdios RCA gravando o que viria a ser a versão que nós tanto conhecemos hoje e nestas sessões, Richards decidiu gravar o riff depois de sessões, numa mais horn e utilizando distorções da Gibson, o que possibilitou Richards a testar as habilidades do fuzz, efeito distorcedor que está presente no riff da canção. Jagger declarou que o título da música veio através de uma canção de Chuck Berry, mais principalmente um verso da canção "30 Days" de Chuck Berry, na qual o guitar hero e um dos maiores nomes vivos do rock cantava "if I don't get no satisfaction from the judge..." e Jagger acertou em cheio nas referências que deam origem a música, assim como o próprio guitarrista, que em "dois minutos de satisfação e quarenta de meu ronco" concebidos no hotel, viraram um dos clássicos do grupo.
Out Of Our Heads (capa da versão americana)
Sinta a sensação, o astral quando você não tiver satisfação e puder gritar junto de Jagger ou bolar algo do tipo air guitar, tentando ser um Keith Richards da vida. Pode estar nesse clima stoneano que é essa canção. Passados os 50 anos dessa letra, que está no álbum "Out Of Our Heads" e que originalmente foi lançada no formato mono, assim como várias gravações feitas dos primeiros anos até 1966, mas que na segunda metade da década de 1980, foram descobertas versões em estéreo e que entrariam em edições alemãs e japonesas da coletânea "Hot Rocks 1964-1971", lançada em 1972 e que contava com um piano, tocado por Jack Nitzche e um violão que são quase inaudíveis na versão original, porém em 2002, numa nova edição uma quase-mix com guitarras, baixo, bateria e vocais no canal central e o piano esquerdo e direito e os violões no efeito delay. 35 anos depois, eis que uma certa garotinha chamada Britney Spears (especialista em fazer playback nos shows) regravou a música e foi de decepcionar todos os stoners pelo mundo todo, mas não superou e nunca vai superar a versão original, óbvio.
A canção, que foi lançada no dia 6 de junho de 1965, e meses depois estava desbancando os Four Tops que faziam sucesso com "I Can't Help Myself (Sugar Honey Bunch)" e ficou por 4 semanas na paradas até 7 de agosto. "Satisfaction" está na 2ª posição na lista da revista Rolling Stone das 500 Maiores Canções de Todos Os Tempos, além de ter sido a única canção não-americana, na posição de nº 19 dos Singles de R&B Mais Vendidos na história, segundo "Joel Withburn Presents Top R&B/Hip Hop Singles: 1942-2004". É, quem não pode ter tanta satisfação já numa idade avançada como os Stones, sabendo que o tempo ainda está do lado deles?

Mick Jagger - voz
Keith Richards - guitarra e vocais
Brian Jones - violão
Bill Wyman - baixo
Charlie Watts - bateria
Jack Nitzsche - piano e percussão

Produzido por Andrew Loog Oldham
Engenharia de som por Dave Hassinger
Gravado nos estúdios RCA, Los Angeles/CA (EUA), 12 de maio de 1965
Lançado como single no dia 6 de junho de 1965, tendo como lado B na versão americana "The Under Assistant West Coast Promotion Man" e na versão britânica "The Spider and the Fly"
Lançado originalmente no álbum "Out Of Our Heads" (tanto na versão americana quanto na britânica) pelo selo London Records (EUA) e pela Decca (Inglaterra) no dia 30 de julho de 1965 na Inglaterra e no dia 24 de setembro de 1965 nos Estados Unidos.


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