Um disco indispensável: Toto IV - Toto (Columbia Records, 1982)

Nos anos 80, estava se iniciando um grande avanço científico, tecnológico, político e cultural que ajudou nas mudanças que iriam até o final do século XX. Começava em 1° de agosto de 1981 a transmissão de um canal especializado em música, exibir videoclipes (hoje a prioridade é de menos), a Music TeleVision - logo a própria MTV, e muitos artistas acharam na emissora uma forma de promoverem suas músicas com clipes - as gravadoras viram isso como uma forma de levar os seus sucessos para além das rádios. Alguns dos artistas que começaram a fazer sucessos com seus clipes na emissora, como Duran Duran, o próprio Michael Jackson - mas isso só quando a Epic ousou não levar nada de clipe de seus artistas, por causa de um preconceito com artistas negros que quase não apareciam no canal, Cyndi Lauper, Prince, Van Halen, The Police, Daryl Hall & John Oates, Madonna, e a própria banda de pop rock Toto. Sim, o Toto ficou conhecido nos anos 1980 com clipes que apareciam com frequência na MTV, e que volta-e-meia você, caro leitor, acaba se sintonizando em alguma rádio como Alpha FM ou na Antena 1 e acaba reconhecendo alguma música deles logo de cara. A banda estadunidense, formada por Bobby Kimball nos vocais, David Paich nos vocais e teclados, Steve Lukather na guitarra e vocais, David Hungate no baixo, e os irmãos Porcaro - Jeff na bateria e vocais, e Steve nos teclados, não prestavam serviços para si próprios, mas também para outros artistas - só Steve Porcaro já gravou mais de 1050 álbuns enquanto Paich contribuiu com seus teclados em 1720 discos e Lukather já colocou suas guitarras em 1530 discos, e como Jeff mais Paich - ambos filhos de músicos respeitados, de quem herdaram o gosto pela música - fundaram na adolescência uma banda chamada Rural Still Life e nos anos 70 começaram a se cruzarem nas sessões de outros artistas, até fundarem a banda em 1976. Dali pra diante, já com Kimball, Lukather, Steve e Hungate já na formação, assinam um contrato com a Columbia e lançam em 78 o álbum de estreia, desta vez não com Still Life, mas como Toto agora e emplacam um disco de platina duplo com os sucessos Hold The Line - a música que todo jogador de GTA San Andreas conhece, Georgy Porgy e também I'll Supply The Love e depois disso não pararam mais. Seguiram colaborando com diversos artistas, mas também cuidavam dos álbuns da banda, embora os críticos à época torciam o nariz (e ainda torcem) por serem uma banda mais comercial que surgiu em meio ao estouro do punk de Clash e Ramones, mas há quem esconda gostar de Toto pra parecer que não gosta, né? Com o terceiro disco já lançado, Turn Back (1981), não foi nada fácil para o sexteto: vendas fracas, redução de shows da turnê e por pouco, a Columbia não cancela o contrato da banda.
Os executivos sabiam do potencial deles como músicos, mas não esperavam a baixa repercussão de Turn Back, tanto é que o álbum foi feito de forma mais experimental e sem muitos teclados, e com apenas um single principal que foi Goodbye Elenore, a banda quase acaba flopando com esse disco. O grande sucessor que recuperou o brilho da banda depois do tropeço se chamaria Toto IV e seria gravado ainda em 1981 e início de 1982 nos dois melhores estúdios de Los Angeles, o quartel-general da banda: o lendário Sunset Sound e o Record One com a produção autoral da banda e mixado por Greg Ladanyi e a orquestração de cordas feita em Londres nos lendários estúdios Abbey Road. O álbum estampa na capa o famoso símbolo da banda, a espada e desta vez quatro anéis significando que este era o quarto disco da banda, alguns detalhes em ouro num fundo vermelho . A contracapa mostravam fotos da banda ensaiando, assim como no encarte interno do LP, que mostra também imagens da banda e membros da equipe, como o próprio Ladanyi e músicos convidados. Abrindo logo o disco, temos aqui um dos grandes sucessos da banda, estamos falando é de Rosanna, com uma pegada bem a cara da banda, destacando os metais e o piano, quem canta são Steve Lukather e Bobby Kimball e possivelmente fala sobre a atriz Rosanna Arquette, com quem um dos integrantes teria tido um namoro, e pra quem gosta de música, essa música é a prova do que esses caras eram capazes de criarem dentro do estúdio; na sequência um tema também de grande sucesso no repertório da banda e do disco, Make Believe, aonde bateria e guitarra arrasam na sonoridade (leia-se Jeff Porcaro e Steve Lukather) e aqui Kimball canta sobre um amor que, depois de separados, tentam reconectar-se, mesmo que seja para fingir, e Kimball canta pra valer nessa música; mais adiante, o álbum apresenta também o momento de Lukather cantando a solo nos versos de I Won't Hold You Back, que aqui já tem uma pegada mais melódica e um arranjo orquestral presente, de atmosfera doce e que na música se trata de um rompimento amoroso, expõe seus sentimentos de arrependimento e chega a declarar que não vai segurar sua parceira com suas decisões finais - triste e profundo; saindo de uma onda mais calma e suave, voltando para um peso pop da banda, temos aqui um outro megahit que rende elogios, falo é de Good For You, aonde a linha harmoniosa da música mostra os teclados dando o brilho, e Kimball canta pra valer nessa música; em seguida, o álbum ainda conta com outra pérola de suavidade nos arranjos, e falo aqui sobre It's a Feeling, com uma atmosfera que soa como um bolero latino e cantado pelo Porcaro tecladista, e fala sobre alguém que tem sensações de não pertencer a pessoa amada e ao mundo em que vive, detalhe aqui para o arranjo de teclados e também para a guitarra soando mais delicada aqui; na sequência, temos uma música mais voltada para uma pegada hard rocker e que soa como uma banda de metal, e a história de um sujeito que chega à cidade, se encanta com uma moça e assume que nunca ficou com medo do amor até conhecer ela cantada por Lukather em cada verso de Afraid of Love faz parecer uma banda de metal mesmo nessa música; na próxima faixa, temos também essa sensação de parecer uma banda de hard rock mais pop, mas é Paich mandando ver em Lovers in The Night, que aqui apresenta também a presença de sopros e uma percussão forte aqui numa canção que segue a linhagem de desilusões, sentimentos sobre o amor e por aí vai; ainda sobra muito mais tempo para Bobby cantar coisas incríveis e We Made It - a história de duas pessoas que depois de terem deixado de se amarem, decidem tentar de novo, mostra a banda bem esperta no som que estão fazendo; na sequência, podemos ter ainda Waiting For Your Love, trazendo mais essa pegada bem a cara do adult-oriented rock que conhecemos da banda na sonoridade, com influências do funk e fala do cara que está sentado esperando o amor da pessoa e que ainda encontra esperanças, o detalhe ficam para os sintetizadores e a bateria marcada de Jeff (falecido em agosto de 1992) que faz parecer uma música cheia de suingue na escuta; fechando de vez este disco temos aquele que é o grande clássico e já rendeu versões diversas que vão desde as animações Family Guy e até South Park até da banda de nerd rock Weezer (sim!) - e logo Africa (que, pra nós, é a Evidências* dos americanos), que já tem um refrão totalmente lembrado por muitos e o melhor instrumental da banda, para esta música, ao invés de falar de um alguém apaixonado por outra pessoa, agora é sobre um garoto branco apaixonada pela África: o continente, e que o mesmo teria crescido e descoberto ela assistindo e/ou lendo a National Geographic - Paich e Jeff acertaram em cheio na música, sem dúvidas. Fechando o resumo aqui, podemos dizer com tranquilidade que este é um disco de AOR que recomendaria com muito prazer, pela sonoridade e, mesmo que não figure em listas importantes, ele têm seu valor pelo público - sejam os tiozões ou os jovens de hoje.
Set do disco:
1 - Rosanna (David Paich)
2 - Make Believe (David Paich)
3 - I Won't Hold You Back (Steve Lukather)
4 - Good For You (Steve Lukather/Bobby Kimball)
5 - It's a Feeling (Steve Porcaro)
6 - Afraid of Love (Steve Lukather/David Paich/Jeff Porcaro)
7 - Lovers in The Night (David Paich)
8 - We Made It (David Paich/Jeff Porcaro)
9 - Waiting For Your Love (Bobby Kimball/David Paich)
10 - Africa (David Paich/Jeff Porcaro)

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