Um disco indispensável: Kid A - Radiohead (Parlophone, 2000)

O início do milênio trazeria um novo suspiro para a música, com os avanços da tecnologia no século/milênio anterior, e com o ano 2000 mostrando as coisas um pouco mais perfeita, sempre unindo às vezes o clássico com o moderno, que estava trazendo um som totalmente  delirante e que pudesse seguir agradando a todo o mundo e tendo a internet como mais um meio de comunicação forte para divulgarem seus materiais de trabalho. E com a geração internet fazendo aos poucos o mundo ter mais acesso a vários serviços, como de informações, compras, moda, amizades e música, e no campo da última citada, o serviço de download e MP3 acabariam sendo os inimigos do mercado fonográfico a partir da virada do milênio, quando já se era mais debatido a pirataria nas mesas dos executivos. Porém, 15 anos depois a música na internet segue sendo uma pedra no caminho, só que de uma forma mais controlada pelas gravadoras, embora na época tenha sido uma polêmica enorme por causa de um serviço de músicas chamado Napster, na qual acabou sendo uma polêmica atrás da outra por causa do serviço de músicas e que no início de 2001, devido a processos, acabou sendo fechado. O Radiohead, banda britânica de Oxford já aclamada mundialmente acabou sendo um dos alvos por ter tido suas músicas de seu mais recente álbum na época, Kid A, vazado antes da data exata de seu lançamento, 2 de outubro e nos Estados Unidos foi só no dia seguinte, mas com o álbum já vazado e as expectativas dos fãs a mil, agora não precisava mais ficar ansioso pelo resultado, já com o vazamento através do aplicativo de downloads. O disco surgiu durante um período que a banda estava já aproveitando o período em que estiveram colhendo seus frutos do álbum anterior, o aclamado OK Computer (1997) e seu líder Thom Yorke acabava se sentindo livre de uma pressão exigida pela gravadora da banda. Em 1998 fizeram apenas uma única aparição, no show da Anistia Internacional, em Paris e foi quando o próprio se sentiu em uma depressão na virada do Ano Novo "Toda vez que eu pegava a minha guitarra, eu só conseguia horrores", relembra o vocalista.
O melhor disco da década de 2000 foi feito por estes 5 caras da foto
De janeiro de 1999 a abril de 2000 a banda esteve em estúdio com o produtor Nigel Goodrich concebendo o chamado disco que serviu como trilha sonora do novo milênio, sendo bem elogiado por críticos do mundo afora e sendo eleito na época como o melhor disco do ano por várias revistas na época. No início, as gravações se eram em Paris e depois, em março partiram para uma temporada de duas semanas em Copenhague, capital dinamarquesa, no Medley Studios e brevemente em Gloucester, cidade que faz fronteira com os Gales. Por fim, já após meses de trabalho, a banda decide finalizar o álbum em seu estúdio quase pronto na terra da banda, em Oxford e os recursos mais utilizados na gravação foram o ProTools e o Cubase. O disco com letras baseadas na crise depressiva de Thom e profundas de melancolia mostram o que certos momentos assim podem gerar coisas maravilhosas, a começar pela faixa Everything Is A Right Place, com uma breve referência ao krautrock e um quê de pop e também aonde Yorke repete os versos enquanto sua voz fica robotizada e dando uma sensação de que tudo vai indo mais a fundo; já Kid A é uma mistura dos elementos de rock  com uma influência dos alemães do Kraftwerk e aonde falam sobre o primeiro clone humano, chamado Menino A numa espécie de história; já o groove do baixo de Colin Greenwood e a forte presença da sonoridade do jazz tendo músicos de sopro em National Anthem, são belos resultados à mostra do que pode ser capazes de fazer em canções como esta; a melhor canção deste álbum, para mim, é How To Disappear Completely, sobre a história de Yorke desaparecer e dando um tom profundo, dando presença aos violões nesta música e cujas cordas foram gravadas numa igreja de Oxford chamada Dorchester Abbey; na sequência temos Treefingers, uma simples faixa instrumental com uma base profunda e com uma atmosfera que lembre um pouquinho de new-age notando pelos sintetizadores; já em Opmistic, cuja letra é uma sátira a uma tradicional canção infantil britânica com uma pegada que lembre o hard rock setentista só notando os acordes de guitarra e o peso; já In Limbo traz um pouco de ecos e uma atmosfera totalmente viajante que vai crescendo aos poucos, com um final apoteótico de gritos que impressiona a todos; já na canção Idioteque, outro destaque do álbum, com uma levada de technopop aonde sintetizadores trazem uma coisa meio retrô e Yorke cantando com fúria total e anunciando a vinda da nova era glacial; enquanto em Morning Bell, totalmente cheia de perguntas e algumas sem respostas nos versos entoados por Yorke, com uma atmosfera sonora que remete ao álbum anterior; já Motion Picture Soundtrack é o fechamento definitivo do álbum com um acordeon e harpa servindo como base principal da canção e encerrando-se assim o som de Kid A, seguido de uma faixa escondida cheia de sintetizadores em menos de um minuto se encerrando mesmo.
O disco foi muito bem recebido por crítica e público na época de seu lançamento, sendo aclamado como um dos maiores lançamentos do ano. Hoje, Kid A está listado ente o primeiro na lista dos "100 Maiores Álbuns dos Anos 2000" da Rolling Stone, ocupa a 67ª numa lista da mesma revista, só que na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos Os Tempos" e em listas de "melhores álbuns dos anos 2000", ele é o 1º na lista da Pichtfork e a NME o listou na 65ª posição entres os 100 maiores discos britânicos, além do escritor Robert Dimmery ter colocado este na lista/livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de MorrerO legado de Kid A é tão forte para muitos fãs e até na história da música nos anos 2000 até hoje que no ano seguinte foi lançado um álbum gravado no mesmo período deste, quase uma continuação, intitulado Amnesiac. Mas aí já é outra história.
Set do disco:
1 - Everything Is A Right Place (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
2 - Kid A (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
3 - National Anthem (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
4 - How To Disappear Completely (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
5 - Treefingers (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
6 - Opmistic (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
7 - In Limbo (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
8 - Idioteque (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke/Paul Lansky/Arthur Krieger)
9 -  Morning Bell (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
10 - Motion Picture Soundtrack (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)
11 - Untitled Hidden Track (Colin Greenwood/Ed O'Brien/Jonny Greenwood/Philip Selway/Thom Yorke)



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