Um disco indispensável: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars - David Bowie (RCA Victor, 1972)

O glam e o glitter, surgido a princípios de 1970 em terras inglesas e que raipidamente ganharia notoriedade do público, tiveram seus momentos apoteóticos por dois anos. Primeiro em 1971, quando Marc Bolan e seu conjunto T. Rex colocaram nas prateleiras Electric Warrior, e no ano seguinte quem se destacaria pelo glamour e pelo estilo andrógino seria um rapaz de Brixton chamado David Robert Jones, ou melhor, David Bowie, que usava um alter-ego: Ziggy Stardust, um alienígena que veio trazer uma mensagem de esperança através da música ao longo de seus últimos cinco anos na Terra acabariam arrasando e impressionando a crítica e o público quando lançado em junho de 1972 pela RCA Victor um disco chamado The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, que conta a história do tal alienígena. A ideia surgiu ainda no começo da década, quando ainda estava concebendo o seu conjunto de apoio Spiders From Mars, nas gravações do disco The Man Who Sold The World, o início da sua fase andrógina tendo também a forte presença de Mick Ronson nas guitarras, e um ótimo conjunto de canções que ele vinha desenvolvendo desde meados de 1971, quando o músico antes tinha feito o já citado disco a pedidos de Tony DeFries, seu empresário que tinha como método "se você quer ser uma estrela, então você precisa se comportar e viver como uma" levando o músico a oportunidades melhores, algumas canções já haviam sido elaboradas naqueles tempos e a Mercury, gravadora por onde estava naqueles tempos, apostou tanto nele que o levou para promover seu disco nos Estados Unidos durante um mês e tentar fazer a América como fizeram os Beatles, e também os Stones e o Led Zeppelin que seguiam conquistando o território ianque naqueles anos 70, enquanto nosso Camaleão só conseguia mesmo era tocar em alguns clubes e fazer umas entrevistas para os meios de comunicação do país do Tio Sam. Meses depois, o músico já em sua Inglaterra querida, foi assistir a uma peça teatral Pork, concebido por Andy Warhol e dirigido por Tony Ingrassia, na qual falava sobre uma pessoa que conversava ao telefone e usando drogas injetáveis.
Bowie assistira a peça e depois foi para os EUA assinar com a RCA largando de vez a Mercury depois de um álbum que poderia ser considerado um fracasso comercial, apesar de ter tido uma repercussão bem acima da média naqueles tempos. Ele, o empresário DeFries mais a esposa Angela vão à Factory, o atelier de Warhol além de conhecer um de seus ídolos, o músico e compositor Lou Reed, já saído da Velvet Underground e também o grande Iggy Pop, que admirava muito, e com quem teve o prazer de conseguir jantar. O disco que marcaria sua estreia na RCA se chamava Hunky Dory e também uma prévia do que viria por adiante, tendo Changes e também Life On Mars? como grandes sucessos deste disco, lançado em novembro de 1971 acabou sendo também o passo grande que anteciparia o personagem que David Bowie concebeu, chamado Ziggy Stardust e baseado no estilo andrógino dos personagens de Pork, de cabelo ruivo e muita maquiagem além das roupas totalmente espalhafatosas. Após a virada do ano, DeFries entrega as masters do próximo disco para a RCA. O personagem só aconteceu em 6 junho de 1972, junto do disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, concebido em Londres nos lendários Trident Studios, por onde já pisaram os Beatles, Rolling Stones, Black Sabbath, Led Zeppelin dentre outros e com Ken Scott coproduzindo o disco, além de Mick Ronson na guitarra e pianos, Trevor Bolder no contrabaixo e Mick Woodmansey na bateria para formar de vez o conjunto Spiders From Mars, acompanhando o alienígena que conta seus relatos sobre sua temporada neste planeta que é a Terra e que veio a causar por onde passava, mostrando que nasceu mesmo para o sucesso diante de público e imprensa. O disco viria a ser não só um dos maiores trabalhos do ano, mas também da história do rock and roll, da história da música pop e por que não dizer da música em geral também, sendo influente para gerações musicais futuras com um grande papel histórico, influenciando gente de Joy Division ao figurino do glam metal (mais conhecido como hair metal também) mas também sendo um dos maiores nomes do glam, passando um pouco pra trás Gary Glitter, Marc Bolan, Alice Cooper e o pessoal do Roxy Music na época.
Ziggy Stardust (Bowie) e os Spiders From Mars em ação para um programa britânico
na televisão em 1972. Enfim, o Camaleão conseguiu ser enxergado pelo público mundial.
O disco começa com Five Years, uma valsa rocker que vai marcando de vez o início da saga de um alien que pousa na Terra, falando que o planeta está sendo condenado à destruição em cinco anos devido ao esgotamento dos recursos naturais e Ziggy chega cantando para conscientizar os terráqueos, de uma forma original e própria na voz e nos arranjos; já em seguida temos Soul Love, aonde o cantor fala sobre vários tipos de amor, como para as pessoas queridas que já morreram (stone love), o amor romântico (new) e em seguida o amor religioso (soul love), trazendo para sua linguagem várias definições  em uma pegada tão soft-rock que ganha peso nas guitarras aos poucos, soando absolutamente forte durante a canção; já em Moonage Daydream, o cantor anuncia que é um invasor espacial, anunciando que viria ajudar a salvar o planeta Terra e se autoproclamando uma verdadeira "vadia do rock n' roll" (rock n' roll bitch), como se ele estivesse chegando de uma nave avisando a nós terráqueos para que não precisássemos se preocupar muito, tornando-se um grande destaque do disco; já em Starman (que o conjunto gaúcho Nenhum de Nós regravou menos de 20 anos depois como Astronauta de Mármore) na qual segundo o próprio criador de Ziggy, a música é cheia de mentiras na qual o extraterrestre entra em contato com jovens terráqueos prometendo a salvação embora o mundo não estivesse pronto para entender sua mensagem na qual pede para que os habitantes do planeta lhe sigam, também é o maior destaque do disco por ter sido um dos maiores sucessos de sua carreira e que promoveu mais ainda o nome de Bowie na história do rock e da música; já It Ain't Easy é a única exceção de ser uma música composta pelo Camaleão e sim pelo músico americano de blues Ron Davies, falando sobre o quão difícil é chegar até ao estrelato, e que ganha uma popularidade enorme na voz do próprio Bowie, merecendo uma enorme atenção pra quem ouve o disco; já o lado B do vinil começa a soar totalmente glam, primeiro porque em Lady Stardust, aonde o músico/personagem começa totalmente a se travestir e se soltar de vez numa pegada bem suave aonde o piano é o complemento principal da base sonora, soando um pouco melódica ao longo da canção; brevemente temos na próxima canção o desejo de Ziggy se tornar em um astro do rock é muito bem visto nos versos de Star, uma canção bem mais embalada até e aonde a banda não faz feio aqui, nem mesmo as guitarras de Mick Ronson nos decepciona de vez; já Hang On to Yourself, o sucesso para Ziggy e sua banda já é por merecer e acabam de perceber que há admiradores a seus pés e que sentem desejo de quererem ter relações sexuais com seus ídolos, com uma levada influenciada por Eddie Cochran e cuja pegada ácida e rápida antecederia o punk rock de quatro anos depois, mas aí já é outra história; em Ziggy Stardust, chamada de a primeira power-ballad da música aonde Bowie fala da queda do protagonista desse disco e sua verdadeira história e que decide separar-se de sua banda pelo fato de ser canhoto (uma breve referência sobre Jimi Hendrix), o tema de maior destaque do disco e que mostra totalmente o melhor do que Bowie já fez; se na faixa do personagem Bowie retratava sua decadência e ruptura de sua banda, em Suffragette City, ele começa a mostrar que Ziggy deixava os seus propósitos de vida e começa a se aventurar em sexo e drogas, o momento em que a desconstrução de Ziggy acontece a cada verso entoado; o final do disco é a morte do personagem em Rock N' Roll Suicide, que começa com "time is a cigarette" baseado num verso de Manuel Machado, aonde diz que "la vida es un cigarillo", soando de uma forma wagneriana os arranjos de orquestra, encerrando de vez a breve história do alien que viria a pregar a mensagem de paz no mundo.
No final de tudo, o disco nos traz um pouco o protótipo de vida e morte de um artista pop que vai do início de sua trajetória, passando pelos percalços mais clichês da vida artística como sexo, drogas, rompimento com parceiros e vai até o fim de uma forma trágica e épica. O disco ganhou uma forte repercussão, sendo o início do grande boom definitivo da carreira de David Bowie após quatro discos, sendo que de seu segundo LP saiu Space Oddity (até então um dos seus maiores sucessos e que até pouco antes de Ziggy acontecer ele renegava o fato de ser one-hit-wonder por causa dessa música) e que faria seu nome acontecer de vez nos EUA levando à 75ª posição da Billboard Music Charts e o quinto lugar nas paradas britânicas, sendo já um grande sucesso definitivo. A capa, cujas 17 fotos de Brian Ward foi feita numa noite chuvosa na Heddon Street em Londres, com a coloração de imagens feita à mão. Bowie estava de macacão azul com uma guitarra elétrica e apoiando o pé esquerdo em uma lata de lixo perto do portão número 23, na contracapa ele aparece em uma cabine telefônica com a lista de canções mais a ficha técnica e o seguinte aviso: "To be played at maximum volume" (Para ser ouvido no volume máximo). E o disco não poderia ser tão importante caso não figurasse em várias listas importantes sobre música e rock and roll, como os 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, escrito por Robert Dimery. Além de listas típicas dos discos mais importantes da década de 1970, aonde aparecem também Aladdin Sane (1973), Station to Station (1976), Low e Heroes (ambos, de 1977) e posicionar um merecido 35º lugar na lista da Rolling Stone com os 500 maiores discos de todos os tempos, sendo uma grande contribuição de Bowie para a música pop e para a cultura pop em geral.
Set do disco:
1 - Five Years (David Bowie)
2 - Soul Love (David Bowie)
3 - Moonage Daydream (David Bowie)
4 - Starman (David Bowie)
5 - It Ain't Easy (Ron Davies)
6 - Lady Stardust (David Bowie)
7 - Star (David Bowie)
8 - Hang On to Yourself (David Bowie)
9 - Ziggy Stardust (David Bowie)
10 - Suffragette City (David Bowie)
11 - Rock N' Roll Suicide (David Bowie)

Comentários

Mais vistos no blog