Um disco indispensável: Sunrise - Elvis Presley (RCA/BMG Music, 1999)

Se pudéssemos voltar aos primeiros anos de carreira de Elvis Presley, bem antes de toda aquela grande estourada definitiva de sua carreira em 1956 com os sucessos Heartbreak Hotel, Love Me Tender, Hound Dog e outros sucessos a mais, e voltarmos ao começo de sua carreira? Pois é, um dos maiores vendedor de discos mundialmente e também na RCA Victor, gravadora por onde seguiu até morrer e cujos materiais a gravadora segue a relançar em forma de coletâneas e para homenagens especiais a ele, o que sempre ocorre na maioria das vezes, começou numa simples gravadora de Memphis, no Tennessee. O garoto, nascido no dia 8 de janeiro de 1935 na cidade de Tupelo, no estado americano do Mississippi descobriu o dom de cantar quando criança e participou de um festival cantando Old Sheep, e mais tarde acabou sendo vítima de um arrombo quando pegaram seu violão e quebraram ele, e acaba sendo devolvido, o que deixou Elvis Aaron Presley quase em ruínas. A vida só daria sua volta por cima quando este, já morando com seus pais Vernon Elvis e Gladys em Memphis, trabalhando como caminhoneiro, lanterninha de cinema e nas horas vagas, procurava a chance de um dia ser um cantor de sucesso e como sempre, nada acontece de cara para que o sucesso bata na sua porta: o garoto de Tupelo, dono dos mais encantadores olhos do rock and roll e de um quadril que o levou a ganhar o apelido de The Pelvis, ainda trabalhava como caminhoneiro aos 18 anos, quando faz uma passagem pelos estúdios da Sun Records, situada na Marshall Street cujo o dono era um jovem no mercado fonográfico chamado Sam Phillips e ali gravou um simples acetato de voz, à capella para ver como ela soava. Depois, gravou alguns registros em compacto para presentear Gladys, a mãe do cantor. A Sun também teve o famoso Million Dollar Quartet, pelo fato de os maiores artistas daquele selo serem os que mais tinham os sucessos na época e que vendiam muito, como o futuro "Man in Black" Johnny Cash, o jovem Carl Perkins, que veio a ser autor de Blue Suede Shoes (gravado no primeiro disco de Elvis em 1956 na RCA Victor) e o famoso "Killer" Jerry Lee Lewis e o próprio Elvis, todos descobertos na Sun, assim como outro talentoso cantor/compositor, o futuro autor do clássico Pretty WomanRoy Orbison.
Sam Phillips e Elvis Presley nos escritórios da Sun Records
no ano de 1955: sucesso de Elvis na gravadora fez com que ao assinar com a
RCA Victor,comprasse por US$35 mil o acervo na antiga casa.
Sam Philips, que não havia menos de dois anos que havia fundado a gravadora em 27 de março de 1952 e já estava contando com alguns cantores no elenco, e esse garoto iria demorar um tempo para que Phillips botasse muita fé. Até que em 5 de julho de 1954, Elvis mais o baixista Bill Black e o guitarrista Scooty Moore estavam nos estúdios da Sun, brincando com uma música de Arthur "Big Boy Crudup" (1905-1974), cantor e compositor de blues, chamada That's Alright Mama, quando Phillips chegou e disse: "O que vocês estão fazendo" e responderam simplesmente "Não sabemos" e o produtor e self-made-man da gravadora pediu que voltassem e fizessem de novo, assim que deu origem ao clássico que apresentou de vez Elvis Presley ao mundo. O compacto, considerado o primeiro disco de rock da história, foi lançado em 19 de julho de 1954 e que além de That's Alright Mama, tinha Blue Moon of Kentucky, de Bill Monroe, outro clássico. Após alguns compactos e sucessos dominando as paradas de country, tendo reconhecimento de Bill Haley, o rapaz "branco que canta como um negro" acabou conseguindo algo melhor do que na Sun: Phillips acabou vendendo o contrato dele por US$35 mil para a RCA Victor, levando todo o material do cantor na gravadora anterior. Mudam os administradores da carreira,  de Phillips para um holandês de nome Andreas Cornelius Van Kujik e que se converteu nos EUA como "Colonel" Tom Parker, que seria seu empresário até que Presley veio a falecer, vítima de uma overdose de remédios (uma das causas oficiais), em 15 de agosto de 1977. O álbum duplo Sunrise, é mais um material que conta com toda a obra de Presley na Sun Records, lançado em fevereiro de 1999, contando com registros que vão de julho de 1953 a junho de 1955 e com o material completo, o mesmo de The Complete Sun Sessions (1987), lançado nove anos depois que a RCA pôs em um disco todo somente 16 faixas em The Sun Sessions e que nestas mesmas versões, ficaram de fora três faixas até hoje: I Got A Woman, de Ray Charles e cuja esta seria gravada mais tarde nas primeiras sessões da RCA Victor, Uncle Pen, de Bill Monroe e Satisfied.
A gravadora Sun Records, que não só tinha Elvis no cast,
mas também Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins
e Roy Orbison. Ambos saíram durante o fim dos anos 50.
Algumas faixas, estiveram presentes no primeiro álbum do cantor na RCA, de 1956 e em compilações com músicas, consideradas até então inéditas pelos fãs e só quem tinha compactos dele na fase Sun sabia da existência.  No primeira disco, a faixa That's All Right (Mama) já se mostra o cartão de visitas de Mr. Presley, assim como Blue Moon Of Kentucky, clássico do country de Bill Monroe, seguidos de temas como: Good Rockin' Tonight, I Don't Care If The Sun Don't Shine, Milkcow Boogie Blues, You're a Heartbreaker, Baby Let's Play House e também I'm Left, You're Right, She's Gone e que conta com uma versão lenta e está neste mesmo primeiro disco, I Forgot To Remember to Forget, a clássica Mystery Train, a apaixonante I Love You Because, Harbor Lights, o blues de canto delicado e triste Blue Moon (nada a ver com o country Blue Moon Of Kentucky), Tomorrow Nights, I'll Never Let You Go (Little Darlin'), Just Because, Trying to Get to You e encerrando o disco 1, When It Rains It Really Pours. Já o disco 2 conta mais com apenas 6 faixas principais e o resto são takes e versões alternativas e ao vivo de algumas faixas do disco 1, vamos começando pelas faixas mais principais: o primeiro registro de Elvis chamado My Happiness, That's When Your Heartaches Begin, I'll Never Stand In Your Way e por fim, It Wouldn't Be Same Without You, e depois dessa música é que começa a sequência de versões e takes alternativos de: I Love You Because, That's All Right (Mama), Blue Moon Of Kentucky, Blue Moon, I'll Never Let You Go (Little Darlin'), I Don't Care If The Sun Don't Shine, um take alternativo da versão lenta de I'm Left, You're Right, She's Gone e também Fool Fool Fool e uma interpretação do hit da época Shake, Rattle & Roll. As últimas seis faixas foram gravadas ao vivo nos dias 12 e 15 de janeiro de 1955 em Shreveport, na Louisiana como atração do festival Louisiana Hayride na época cantando I'm Left, Your Right, She's Gone (esta gravada no dia 16 de julho de 1955) e na sequência That's All Right (Mama), Money Honey, Tweedle Dee, I Don't Care If The Sun Don't Shine e encerrando com Hearts of Stone. Por mais que passem os anos, vai seguir rolando outros compilados com estes mesmos materiais ou um pouco deles em compilações, o caso de Elvis At Sun, de 2004, lançado ocasionalmente para comemorar os 50 anos do rock and roll. Esse mesmo álbum (Sunrise) está recentemente na posição de 11º lugar na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos Os Tempos da revista norte-americana de música Rolling Stone, agregando mais valor ao material de Elvis na gravadora de Memphis.
Set do disco 1:
1 - That's All Right (Mama) (Arthur "Big Boy" Crudup)
2 - Blue Moon of Kentucky (Bill Monroe)
3 - Good Rockin' Tonight (Roy Brown)
4 - I Don't Care If The Sun Don't Shine (Mack David)
5 - Milkcow Boogie Blues (Kokomo Arnold)
6 - You're a Heartbreaker (Jack Sallee)
7 - Baby Let's Play House (Arthur Gunter)
8 - I'm Left, Your Right, She's Gone (Stan Kessler/William Taylor)
9 - I Forgot To Remember to Forget (Stan Kessler/Charlie Feathers)
10 - Mystery Train (Herman Parker Jr./Sam Phillips)
11 - I Love You Because (Leon Payne)
12 - Harbor Lights (Jimmy Kennedy/Hugh Williams)
13 - Blue Moon (Richard Rodgers/Lorenz Hart)
14 - Tomorrow Nights (Sam Coslow/Will Grocz)
15 - I'll Never Let You Go (Little Darlin') (Jimmy Wakely)
16 - Just Because (Sydney Robin/Bob Shelton/Joe Shelton)
17 - I'm Left, Your Right, She's Gone (Stan Kessler/William Taylor) - versão lenta
18 - Trying to Get to You (Rose Marie McCoy/Charles Singleton)
19 - When It Rains It Really Pours (Bill Emerson)

Set do disco 2:
1 - My Happiness (Betty Peterson Blasco/Borney Bergatine) - primeira gravação de Elvis na Sun, em 18 de julho de 1953
2 - That's When Your Heartaches Begin (Fred Fisher/Billy Hill/William Raskin)
3 - I'll Never Stand In Your Way (Hy Heath)
4 - It Wouldn't Be Same Without You (Fred Rose)
5 - I Love You Because (Leon Payne) - take alternativo
6 - That's All Right (Mama) (Arthur "Big Boy" Crudup)  - take alternativo
7 - Blue Moon of Kentucky (Bill Monroe) - take alternativo
8 - Blue Moon (Richard Rodgers/Lorenz Hart) - take alternativo
9 - I'll Never Let You Go (Little Darlin')  (Jimmy Wakely) - take alternativo
10 - I Don't Care If The Sun Don't Shine (Mack David) - take alternativo
11 - I'm Left, Your Right, She's Gone (Stan Kessler/William Taylor) - take alternativo da versão lenta
12 - Fool Fool Fool (Ahmet "Nugetre" Ertegun)
13 - Shake, Rattle and Roll (Charles E. Calhoun)
14 - I'm Left, Your Right, She's Gone (Stan Kessler/William Taylor) - gravado ao vivo em 16 de julho de 1955
15 - That's All Right (Mama) (Arthur "Big Boy" Crudup) - gravado ao vivo em 22 de janeiro de 1955
16 - Money Honey (Jesse Stone) - gravado ao vivo em 22 de janeiro de 1955
17 - Tweedle Dee (Winfield Scott) - gravado ao vivo em 22 de janeiro de 1955
18 - I Don't Care If The Sun Don't Shine (Mack David) - gravado ao vivo em 22 de janeiro de 1955
19 - Hearts of Stone (Rudy Jackson/Eddy Ray) - gravado ao vivo em 22 de janeiro de 1955

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