Um disco indispensável: Rock Around The Clock - Bill Haley & His Comets (Decca, 1955)

O rock and roll pode ter surgido com Elvis Presley, etc.e tal, comos muitos vivem dizendo por aí na mídia. Mas você sabe quem foi o pioneiro mesmo? Sabe quem começou de verdade com o som que deu origem ao estilo que revolucionaria logo na segunda metade do século XX? Pois bem, não tivesse sido através de Jackie Brenston, que havia gravado uma canção feita pelo guitarrista Ike Turner (aquele mesmo, que veio a levar a fama de marido machista por ter agredido várias vezes a sua esposa e cantora Tina), intitulada Rocket 88 pela gravadora Chess Records, lar do blues e da música negra e de onde veio grandes nomes como Etta James, Chuck Berry, Muddy Waters dentre outros sediada em Chicago, e isso somente no ano de 1951. Pois bem, passados três anos, um garoto vindo de Tupelo, branco, cabelos crespos e com apenas 19 anos estava perambulando pelos estúdios da Sun Records em Memphis, no estado americano do Tennessee mais dois amigos, estavam de bobeira em julho quando gravavam uma música chamada That's Alright Mama, composta por Arthur "Big Boy Crudup" e lançada em 1946, oito anos antes deste garoto de 19 anos que era Elvis Aaron Presley e que veio a ser um dos maiores cantores de todos os tempos. Naquele mesmo período lançaram no lado B do compacto, Blue Moon Of Kentucky: que junto de That's Alright Mama, vieram a fazer um tremendo sucesso e marcar de vez o garoto de Tupelo na história do rock and roll e da música feita no século XX. Nesse mesmo ano de 1954, dois meses antes, era lançado pela Decca Records um compacto que veio para abalar as estruturas e os quadris de quem estivesse no salão esperando uma música boa pra dançar: era uma canção que começava com uma contagem e que tinha um solo de guitarra que lembrava um pouco o ritmo de blues dançante, e aquilo foi o que causou um tremendo impacto mundialmente, com Bill Haley And His Comets levando seu rock dançante para vários lugares do mundo definitivamente, embora tivesse 29 anos de idade e com registros anteriores, na qual ele interpretava músicas country sem muito sucesso no início dos anos 1950.
Bill Haley (no topo) e The Comets, 1955
Mas, como que William John Clifton, vulgo Bill Haley, nascido em Highland Park, cidade americana do Michigan e criado na Pensilvânia, conseguiu ser considerado um dos primeiros rockstars de sucesso, mesmo que fosse apenas mais um músico de country, fazendo uma mescla desse estilo com uma pegada de jazz e de blues, bem mais dançante e se converteu neste inesquecível figurão do rock and roll? A música (We're Gonna) Rock Around The Clock, de Jimmy DeKnight e Max Freedman foi gravada no dia 12 de abril no Pythian Temple Studios em Nova York e lançada em 20 de maio de 1954, a música foi feita para o próprio Haley gravar, no início não obteve o sucesso que esperava. Até que em 1955, quando o filme Blackboard Jungle (Sementes da Violência) foi lançado e que tinha esta música na trilha sonora, foi que atingiu de vez o topo das paradas no dia 9 de julho de 1955. Nesse ano, eram lançados dois discos (mais principalmente, duas compilações em forma de disco com quase as mesmas músicas) com músicas gravadas nos anos de 1954 e 1955, os álbuns vieram a se chamar Shake, Rattle & Roll na qual vinha somente oito faixas inclusive (We're Gonna) Rock Around The Clock e em 19 de dezembro, juntando mais quatro faixas, eis que surge nas lojas o disco Rock Around The Clock. Esse álbum, mesmo sendo uma compilação, é o conjunto definitivo das faixas que mostram o verdadeiro pontapé inicial de todo esse som que impressionou a juventude daqueles inesquecíveis anos dourados para quem viveu.
Com apenas 30 anos de idade em 1955, Bill Haley viu o sucesso
ter chegado a milhões de ouvidos com seus rocks da época.
Dançantes e que seguem atravessando gerações.
O compilado é um belo material para quem quer saber como se introduzir nos primeiros anos do rock and roll, e a faixa (We're Gonna) Rock Around The Clock, que abre o disco e que ganhou uma tremenda influência de músicos e inclusive de bandas, como os Beatles, nos primeiros anos de carreira quando faziam covers. Seguido de onze temas balançantes e pra cima, como a emblemática Shake, Rattle and Roll, a lecionante ABC Boogie, a simples e original Thirteen Women (And Only One Man In Town) que era lado B da faixa-título em compacto, Razzle-Dazzle, e alguns temas que quase passam despercebidos, como no caso de Two Hound Dogs, Dim Dim The Lights (I Want Some Atmosphere) e Happy Baby; além da empolgante e histórica Birth of the Boogie, a fusão de Mambo Rock que fez um tremendo sucesso, seguida da levada cheia de suingue Burn That Candle e por fim, Rock-A-Beatin' Boogie, um dos últimos singles que fazem parte desse compilado na qual mostra um verdadeiro show de canções que catapultaram o rock and roll, e também concebendo boa parte do repertório que Haley seguiu tocando até morrer vítima de um tumor cerebral em 9 de fevereiro de 1981, enquanto aos Comets que seguem desde os anos 50 e 60, continuam fazendo show revivendo a época de ouro. Na reedição de 2004 feita para comemorar meio-século de gênero, entraram três faixas bônus, aonde tinha os singles R-O-C-K e The Saints Rock N' Roll, mais a inesquecível See You Later Alligator, lançada em 1956, meses depois de ter saído este disco.
Set do disco:
1 - (We're Gonna) Rock Around The Clock (Max Freedman/Jimmy DeKnight)
2 - Shake, Rattle and Roll (Jesse Stone)
3 - ABC Boogie (Al Russell/Max Spickol)
4 - Thirteen Women (And Only Mane In Town) (Dickie Thompson)
5 - Razzle-Dazzle (Charles E. Calhoun) 
6 - Two Hound Dogs (Bill Haley/Frank Pingatore)
7 - Dim, Dim The Lights (I Want Some Atmosphere) (Beverly Ross/Julius Dixon)
8 - Happy Baby (Frank Pingatore)
9 - Birth Of The Boogie (Bill Haley/Billy Williamson/Johnny Grande)
10 - Mambo Rock (Bix Reichner/Midred Phillips/Jimmy Ayre)
11 - Burn That Candle (Winfield Scott)
12 - Rock-A-Beatin' Boogie (Bill Haley)
FAIXAS BÔNUS DA REEDIÇÃO COMEMORATIVA DE 2004:
13 - R-O-C-K (Bill Haley/Arrett Rusty Keefer)
14 - The Saints Rock N' Roll (Bill Haley/Milt Gambler)
15 - See You Later Alligator (Robert Guidry)

Comentários

Mais vistos no blog