Um disco indispensável: Soda Stereo - Soda Stereo (CBS Discos, 1984)

Estamos no ano de 1982, no momento em que a Guerra das Malvinas pipocava e a grande crise em uma Argentina sob o governo de Leopoldo Galtieri, que se tornou um dos últimos militares a administrar o país, que parecia não estar mais afim de ver tantas mortes, torturas e desaparecimentos entre outros tantos crimes cometidos em tempos de regime/ditadura e foi um dos primeiros países a dar seu passo inicial para a redemocratização na América Latina, embora países como o Uruguai, Chile, Paraguai e o Brasil ainda tinham militares sob o poder até parte dos anos 80, claro. Com todo o fervor e as expectativas das nações por um grito de liberdade, a música servia e ainda serve como válvula de escape no meio disso tudo, e como na Argentina não poderia ser diferente, o rock se tornou o maior meio de protesto naqueles tempos. Depois da saída do presidente, que tinha fama de beberrão, foram mais dois nomes para tentarem segurar a barra: primeiro foi Alfredo de Saint-Jean, e depois que veio Reynaldo Bignone, para que em seguida - dezembro de 1983 - o primeiro nome da redemocratização, Raúl Alfonsín, que por seis anos governou o território hermano em meio a um turbilhão de coisas novas que aconteciam, num momento em que o país começava a dar voltas e a mostrar também novas caras em vários aspectos. O rock argentino ganhava vigor, crescia a popularidade de bandas que faziam sons pesados, como no caso de Riff - banda formada pelo guitarrista Pappo mais Vitico, Michel Peyronel e Boff Serafine, e que faziam um som bem hard, que lembrava o metal britânico até, ainda podíamos contar com Los Abuelos de La Nada, originalmente um grupo surgido lá em 1966 por Miguel Abuelo e que contava primordialmente com Pappo (sim) e após o fundador ter partido pra fora do país, ele voltou e reformulou a banda chamando músicos novos, e também havia Los Twist, Viudas e Hijas de Roque Enroll, GIT (Guyot, Iturry & Toth), Los Violadores, Virus e a carreira solo de Charly García, que estava se aprimorando depois de anos em grupos como o Sui Generis, La Máquina de Hacer Pájaros e também o Serú Girán, com quem obteve sucesso maior e um gigantismo digno de bandas do progressivo e do pop rock daquela época, e que em 82 tiveram de dar uma pausa para se dedicarem a outros projetos. Mas, teve uma banda que conseguiu seu gigantismo supremo e estar entre uma das maiores do cenário não só no país do mate e das águas de Mar del Plata, mas de uma América Latina como um todo: este era o Soda Stereo, confraria. Surgidos em 1982 num verão que prometia agitar com tudo, quando algumas bandas foram à Punta del Este (Uruguai), aonde um jovem de 23 anos chamado Gustavo Adrián Cerati estava acompanhando seu grupo Sauvage, aonde eles faziam um som voltado à disco music, e também se cruzou por lá Héctor Pedro Juan Bosio Bortotti, mais conhecido também como Zeta, estava numa banda chamada The Morgan, na qual também faziam parte Sandra Baylac e um tecladista aí chamado Andrés Calamaro, outro futuro astro argentino do rock. Coincidência é que Cerati e Bosio faziam Publicidade desde 1979 na Universidad del Salvador, e descobriram muita coisa em comum, a apreciação por nomes do rock, curtirem nomes como David Bowie, Pink Floyd, Spinetta entre outros nomes. Pronto, ali iniciava-se uma amizade, ainda que pouco desenvolvida, e isso só aconteceu quando ambos se cruzaram no Leste uruguaio, cada um com sua banda e seus planos ainda a definir sobre suas vidas. Os dois mais Andrés chegaram juntos a fazer algo que cruzasse com o techno da época, o Proyecto Erekto, porém o tecladista foi se juntar a Los Abuelos de la Nada, e aí a dupla teve que emergir para uma onda mais new wave total, e no meio isto, uma insistência de um certo contato de Laura, irmã de Gustavo, com um jovem de 19 anos chamado Carlos Alberto Ficicchia Gigliotti, que insistia em sair com ela após se cruzarem na piscina do River Plate e sempre sendo ignorado pelas ligações, uma vez foi o irmão que o atendeu: falou que era baterista e que seu pai, Tito Alberti também era baterista e tinha uma orquestra chamada Jazz Casino nos anos 50, além de ser o autor da canção El Elefante Trompita, e pra confirmar a verdade, Zeta e Gustavo foram até a casa dos Alberti, e vendo Charly (como é chamado) mandando ver, o guitarrista disse "¡el pelo te lo cortás!" (o cabelo cortado), nascia ali a banda que viria a fazer estrada por 15 anos cheios de sucesso e de muita história pra contar também.
Muitos ensaios, sempre antenados no que estava pintando no cenário, desde bandas como The Cure passando por nomes que vão de Police, a principal banda do momento que pisou em Buenos Aires em dezembro de 1980, até Devo e os Specials, tentaram no início diversos nomes, como Aerosol (não colou bem!) e também Side Car, mas por pouco que a banda não se torna Los Estereótipos, inspirado em uma canção dos Specials, e que durou 3 meses este nome, e começaram naquele momento a gravarem demos com músicas que viriam a fazer parte de seu primeiro álbum, mais adiante, com Richard Coleman na guitarra, sendo membro principal por pouco tempo, além de Daniel Melero nos teclados - este que veio a acompanhar boa parte da trajetória do grupo, e Ulises Butrón na guitarra, e aí sugeriram mais dois nomes: Soda e Estéreo, resultando-se na fusão de um só nome. E assim surge o nome Soda Stereo, de forma instantânea, quase como um big bang de ideias pipocando na nossa mente. Depois de ensaios, demos e até escolha dos nomes, era hora de fazerem a primeira performance, e foi na festa do colega de curso Alfredo Lois, sendo considerado por muitos o quarto Soda, pelo seu trabalho como artista visual e diretor dos clipes da banda, e com quem tinha uma agência, a Hergus & Herlois, juntamente de Ernesto Savaglio, e era também Lois que cuidava das artes gráficos dos materiais da banda, num 19 de dezembro de 1982, a primeira apresentação do trio para um público mais familiar. Mas, o que foi grande estreia em palcos mesmo foi em julho de 1983 durante um desfile de modas na discoteca Airport, e segundo o próprio Cerati em entrevistas, a aparelhagem de som era muito deficiente, parecia um pouco punk demais aquilo, eles não sabiam tocar bem, embora deu a eles um prazer de tocar naquele evento. E a banda foi conquistando seu espaço aos poucos na cena underground argentina, e fazendo parte de uma fase mais cool daquela época quando nomes como Sumo e Los Twist, mais Los Encargados de Daniel Melero faziam shows em locais com o clássico cabaré Marabú, que ficava na rua Maipú em terras portenhas. Dos palcos do Marabú, agora eles tinham o desafio de terem que substituir uma banda chamada Nylon em um pub, tudo isto porque eles eram o novo barato do momento, até chegarem no palco do Bar Zero, e ainda sentirem o prazer de terem as músicas de sua demo tocadas por Lalo Mir em um programa da rádio Del Plata, agora a coisa ia crescendo mais: durante o terceiro show no Café Einstein, um empresário caça-talentos do rock argentino viu potencial neles, foi assim que Horacio Martínez descobriu um sucesso de peso, e os levou para gravar profissionalmente na CBS Dicos, na rua Paraguay, e até conseguirem um empresário, logo Carlos Rodríguez Ares, responsável por bancar o sucesso de grupos como o próprio Virus, que estava em alta no cenário.
E foi o vocalista do Virus, o próprio Federico Moura que assinou a produção deste primeiro álbum levando o nome da banda, e que teve um aproximamento amigável entre eles depois de encontros pela cena underground portenha antes. A capa do disco, concebida por Alfredo Lois, traz a banda em ilustrações feitas em cima de fotos, com raios sobre as imagens dos músicos, e o álbum teve seu lançamento em 27 de agosto de 1984, e sua apresentação foi mais de um mês depois, no subsolo do Pumper Nic - a primeira cadeia de fast-food no país - para uma galera que estava doida naquele novo som e não tirou aquele 1º de outubro em suas mentes até hoje, e nunca vão tirar. A começar falando sobre as faixas, já temos aqui de começar a ouvir os primeiros acordes de ¿Por Que No Puedo Ser del Jet-Set? trazendo aqui uma pegada bem aproximada do ska e do punk rock com uma pitada de new wave, que trazia uma sátira aos diversos jornais que se dedicavam a estampar a princesa Carolina de Mônaco, um certo deboche em seus versos e com uma vibe divertida na parte instrumental, que deu até uma antecipada a grupos como Los Fabulosos Cadillacs pelo jeito; na sequência, um dos primeiros grandes sucessos da carreira do grupo, estamos falando de Sobredosis de TV, que, já dizendo pelo nome, trata-se do vício em televisão e foca no tema como se falasse de uma relação com sua mulher, a pegada bem pop dançante e com referências ao funk já ficam notáveis aqui, e conquistou uma Argentina e o resto do mundo inteiro com essa música; a pegada de new wave com ska acelerado continua presente também, é só sentirmos a guitarra de Cerati fazendo uma levada que arraste o povo pra dançar, não temos do que reclamar em Te Hace Falta Vitaminas, que une a poesia hispânica do grupo com Police, B-52's e Specials de forma agradável; outro tema aqui que se destacou sendo um grande sucesso na carreira do grupo foi a romântica Trátame Suavemente, escrita por Melero e que ganhou um peso no sentido poético-musical com a instrumentalidade da banda e a voz de Gustavo traz uma interpretação marcante demais, romantismo dos 80 puro aqui; e como não podia ficar de fora, temos aqui também um rock bem pegajoso e com ares soul e traz um viés cômico nos versos da canção Dietético, que mostra um pouco também da busca estética pelo corpo perfeito, e que traz uma espécie de grito de comemoração do fim do regime militar "el regimen se acabó" e mantêm esse clima; em seguida, contamos com um tema de atmosfera sonora totalmente The Police no repertório, mais outra, Tele-Ka, onde destacamos totalmente a bateria de Alberti e também a sequência rítmica que dá pro gasto; para a próxima faixa, sentimos o baixo de Zeta Bosio caminhando melodicamente até esta ganhar um corpo sonoro maior, e é Ni Un Segundo que manda toda a energia para os nossos ouvidos e com um sintetizador que transborda a magia pop dos anos 80 nessa combinação; ao contrário de outros temas conhecidos no repertório do álbum, Un Misil en Mi Placard trazia ainda um pouco do pavor dos argentinos por bombas desde a Guerra das Malvinas, e surgiu quando Cerati folheava um exemplar da Playboy onde havia uma caricatura de um homem que via um míssil no armário de sua namorada - e o baixista depois confirmou esse fato mais tarde, aqui é um reggae-rock que prova toda a sintonia do trio fazendo o melhor som do rock argentino, sem dúvidas; no repertório deste trabalho, ainda temos referências literárias de peso, como em El Tiempo es Dinero, aonde trata-se não somente de consumismo, mas também faz citação à Dorian Gray, personagem de Oscar Wilde (1854-1900) numa vibe mais punk do que somente reggae, e a guitarra de Cerati faz um belo trabalho na canção, provando ser um excelente instrumentista argentino dos mais respeitados na história; a faixa que vêm a seguir traz uma boa sequência de ritmos que chegam a solar plenamente na introdução de Afrodisíacos, um tema onde carrega uma dose de sensualismo nos versos, e um tema que nos deixa "bailando hasta cambiar la piel" sem se preocupar demais com a duração e os espaços instrumentais que ficam na canção; para terminar, um tema que segue na linhagem de Dietéticos, só que também com uma pegada cômica nos versos, Mi Novia Tiene Bíceps, aonde temos nos versos um Cerati que exalta a beleza de sua namorada dono de um corpo diferente, mais malhada (tipo uma Gabriela Pugliesi ou uma Roberta Zúñiga) que faz academia e pratica exercícios, de pegada ska na base, e que fecha assim o primeiro trabalho de uma banda que já chegou chegando pra inovar o rock latino.
E logo bem após o lançamento de seu primeiro trabalho, se foi muito dito o seguinte: Soda Stereo, a banda e o disco, acabaram se tornando o grande marco importante na história do rock argentino e do pop latino em geral, tal como foram Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e Barão Vermelho dentre outros no nosso cenário roqueiro na mesma década, claro. O grupo acabou fazendo outros trabalhos considerados best-sellers na carreira, e depois foi iniciando os primeiros sinais de rumores de uma breve separação, o que foi confirmado em maio de 1997, e foi feita uma turnê de despedida, que teve seu canto do cisne em 20 de setembro para uma multidão de mais de 65 mil pessoas num Estadio Monumental lotado e cheio de fãs emocionados, e quando Gustavo falou "Gracias totales" após a última música, era o muito obrigado do trio ao público pelos 15 anos de história e estrada. Mas, houve quem sentisse saudade e sentindo a vontade de revê-los no palco e quando foi feita uma coletiva anunciando o retorno para uma série de shows que durou de outubro até dezembro de 2007, fechando no mesmo Monumental, vulgo o estádio do River Plate, para o delírio das multidões da América Latina que vivenciou os anos lendários e dos filhos que começavam a conhecer aquele grande fenômeno do pop rock latino. Zeta e Alberti têm suas atividades e seguem na ativa, o primeiro é conhecido também por ser DJ, nas pistas de dança e nas rádios, pois ele apresenta um programa na rádio Rock & Pop e também apresenta um na TV chamado Rock Road, onde ele viaja a festivais e eventos de música mundo afora. Já o baterista têm um movimento ambientalista R21 Para Una Latinoamérica Sustentable, além de ter sido um dos cabeças nos projetos baseados em tecnologia avançada que contribuíssem dentro do mercado de língua hispânica, que envolvessem música e internet, como o site Yeyeye, pioneiro. Além de ter sido o baterista e frontman da banda Mole nos anos 2000, teve um projeto paralelo ao grupo junto de sua então namorada Deborah de Corral em 1994 chamado Plum, que durou até que a banda lançasse o próximo trabalho. E Cerati, quem diria, além de ser dono de uma das mais bem-sucedidas carreiras solos do rock argentino, só fez disco brilhantes, porém, sofrera um acidente vascular cerebral (o famoso AVC) que o deixou ele distante dos palcos em 2010, até nos deixar e partir para outro plano em 4 de setembro de 2014, deixando vivo seu legado e sua música sempre.
Set do disco:
1 - ¿Por Que No Puedo Ser del Jet-Set? (Gustavo Cerati/Charly Alberti) 
2 - Sobredosis de TV (Gustavo Cerati)
3 - Te Hace Falta Vitaminas (Gustavo Cerati/Zeta Bosio)
4 - Trátame Suavemente (Daniel Melero)
5 - Dietético (Gustavo Cerati)
6 - Tele-Ka (Gustavo Cerati)
7 - Ni Un Segundo (Gustavo Cerati/Zeta Bosio)
8 - Un Misil en Mi Placard (Gustavo Cerati)
9 - El Tiempo es Dinero (Gustavo Cerati)
10 - Afrodisíacos (Gustavo Cerati/Zeta Bosio)
11 - Mi Novia Tiene Bíceps (Gustavo Cerati/Zeta Bosio/Charly Alberti)

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