Um disco indispensável: Esmeraldas - Tiê (Warner Music, 2014)

A voz e o talento de Tiê tem se destacado muito nestes últimos anos, de um jeito suave e simples atraiu muita gente desde a sua estreia discográfica em Sweet Jardim (2009), ainda com uma suavidade e só se agrandaria mais ainda o seu sucesso com A Coruja e o Coração (2011), na qual ela começa a florescer musicalmente, óbvio. Desta vez, evitando climas melancólicos e mais obscuros, ela vai tentando abrir mais portas e desfazendo-se aos poucos daquele núcleo ao qual ela era vinculada, a chamada "nova MPB" da qual também fazia parte deste núcleo, ou ainda fazem, Tulipa Ruiz, Pélico, Clarice Falcão, Cícero, Thiago Pethit entre outros; diferente dos outros artistas desse núcleo, Tiê preferiu seguir um rumo diferente depois que lançou o segundo álbum, ficou mais "alegre", sorriu mais do que antes. É claro que o fato de o seu nome ter ganhado reconhecimento nacional logo aos 29 anos, já fez de tudo antes de ganhar o Brasil: trabalhou em um café/brechó e lá descobriu um amigo com qual trocava ideias sobre música, e depois sugeriram que ela descobrisse a cantora que há dentro dela, embora ela já tenha estudado canto e em Nova York, ainda teve a presença de Toquinho no primeiro álbum e feito uma grande tour europeia em 2012 após o show no palco Sunset do Rock In Rio 4  com Jorge Drexler, no ano anterior e ganhou um imenso destaque depois desses shows ao redor do mundo. Uma crise criativa levou ela a não conseguir trabalhar em um material novo em 2013, mas aos poucos ela conseguiu buscar inspiração de volta para poder conceber esse seu mais novo material, intitulado Esmeraldas, lançado no final de setembro desse ano, no iTunes e nas lojas de todo o Brasil. Tudo começou lá por volta dos primeiros dias de janeiro recente, quando após algumas composições surgiram num determinado período de dezembro de 2013 e começou a trabalhar as músicas com o parceiro musical, o multi-instrumentista André Whong e no dia 5 de janeiro ligou para os executivos da Warner Music brasileira dizendo "Vamos fazer! Tenho todo o disco, com todos os arranjos!" e assim foi o início de um processo de criação de mais um trabalho na sua carreira e foi gravado no Brasil com Adriano Cintra, ex-CSS e nos Estados Unidos com Jesse Harris, famoso por ter trabalhado com Norah Jones e recentemente com Seu Jorge e foi por meio desse contato com Harris que Tiê viria a trabalhar no seu mais recente álbum com David Byrne e aqui no Brasil sua parceria grandiosa foi com o eterno mago do pop nacional Guilherme Arantes.
O álbum inicia-se com Gold Fish, uma canção toda em inglês, trazendo uma Tiê mais doce e mais simples, ainda com aquela suavidade vocal que permanecia sempre, com arranjos de cordas, numa levada bem rock alternativo e já para um lado mais soft-rock mesmo com porrada nas guitarras; já em Par de Ases, com uma levada folk e country leve, já ganhando um quê de perfeição, falando da vida cotidiana e também traz um pouco do trabalho feito com Harris nos arranjos; o piano e o órgão Hammond em Máquina de Lavar tem a assinatura do eterno ídolo do pop Guilherme Arantes, já traz um pouco da linha soft-rock dos anos 70, bem popular os arranjos para algumas canções atuais e ares de jovem guarda e rock dos anos 70; logo as batidas pop lentas aparecem em Urso, num tom mais alegre e mais pra cima, sem aquele exagero de pop internacional, mostrando uma bravura no ritmo; logo em Mínimo Maravilhoso, uma prova de que amadureceu muito, pessoalmente e musicalmente trouxe a ela uma tranquilidade depois de um tempo sem compor devido a uma crise inspirativa, numa levada hard-rocker acústica; a cidade mineira de Esmeraldas inspirou a faixa-título, composta após o período de baixa na criatividade e traz um pouco de batidas regionalistas (tipo uma chacarrera), e dizendo que "e nesse silêncio, meu sotaque vai mudar e então meu pensamento vai devagar", aliás, foi até coincidência desse choque o resultado de canções que vieram depois; o lirismo sentimental em Isqueiro Azul, até parece ser uma canção lá dos primeiros álbuns, mas desta vez o som é outro, já mais diferente do que já se ouviu de Tiê, mas deixa um vestígio de nostalgia do que fez no álbum anterior; logo em Depois de Um Dia de Sonho, cheio de leveza e muito mais lirismo poético, mais melódico e suave pela letra e um belo arranjo de cordas; em Vou Atrás, a linha de metais na introdução lembra até uma linha bem mais jazzística, com versos bem românticos e sotisficados; a perfeição de A Noite, uma versão do sucesso La Notte, da italiana Arisa e com um arranjo similar ao da versão original, parece até ser um sucesso mesmo na versão em português; das primeiras músicas compostas especialmente para o álbum; enquanto Meia-Hora foi feita durante o Natal e em quinze minutos, traz uma levada retrô sessentista, com ares country e sem impressionar ou exagerar demais; o dueto bilíngue em All Around You, com o ex-Talking Heads, David Byrne, foi um verdadeiro encontro e resultou-se numa bela parceria que deu muito certo, encerrando assim, mais um belo trabalho dessa grande cantora paulista e sem sombra de dúvidas, um dos belos lançamentos nacionais de 2014.
O álbum, além do esquema de produção feito em dois países, tipo artista nacional de nome, teve um belo time de colaboradores nas canções, como Naná Rizinni, André Whoong, Rita Wainer, Adriano Cintra e o vocalista da banda O Terno, Tim Bernardes, além de David Byrne para ajudarem a tirar a paulista dessa crise de criatividade e conseguir lançar um álbum excelente "Eu cheguei a tentar conceber um disco de intérprete, mas aí a gravadora queria um disco logo mais autoral direto e então tive que começar a trabalhar mais, foi quando a Naná Rizinni estava lá nos Estados Unidos gravando e me juntei a David Byrne", conta Tiê sobre como foi trabalhar no álbum "Eu já tinha me gastado demais na época do A Coruja e o Coração (segundo álbum da cantora, lançado em 2011) e aí não tinha mais o que criar pra fazer um disco novo". Ao passar uns dias na cidade de Esmeraldas, Tiê decidiu conseguir se inspirar mais ainda, e adiante foi trabalhando ate na ideia da capa, uma tatuagem do seu braço direito com um diamante e um pássaro, esse diamante poderia dizer que Tiê estava brilhando ainda mais com o seu talento.
Set do disco:
1 - Gold Fish (Tiê/Flávio Juliano)
2 - Par de Ases (Tiê/Flávio Juliano)
3 - Máquina de Lavar (Tiê/André Whoong) - participação de Guilherme Arantes
4 - Urso (Tiê/Rita Wainer/Naná Rizinni/Adriano Cintra/André Whoong)
5 - Mínimo Maravilhoso (Tiê/Vítor Steinberg)
6 - Esmeraldas (Tiê)
7 - Isqueiro Azul (Tiê/Rita Wainer)
8 - Depois de Um Dia de Sonho (Tiê/André Whoong) 
9 - Vou Atrás (Tiê)
10 - A Noite (La Notte) (Giuseppe Anastasi, versão em português de Tiê/Adriano Cintra/André Whoong/Rita Wainer)
11 - Meia Hora (Tiê/André Whoong)
12 - All Around You (David Byrne/versão em português de Tiê/Tim Bernardes/André Whoong) - participação especial de David Byrne




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