Um disco indispensável: The Endless River - Pink Floyd (Parlophone/Warner Music, 2014)

Ok, já parou pra pensar que em trocentos anos de música nesse mundão afora, nunca se ouviu algo tão perfeito, além das sinfonias de Mozard, Vivaldi, Bach e Beethoven ou as belíssimas melodias brasileiras de Tom Jobim e muito mesmo as viagens sonoras feitas ao longo dos anos pelo grupo de rock progressivo Pink Floyd? É, mas o que eu falei  a respeito da música do Pink Floyd ter feito coisas tão perfeitas é verdade mesmo, ou não se esqueceu da extrema importância do grupo para o rock n' roll e seus discos cheios de coisas para ouvir por várias vezes, como a estreia com o gênio maluco Syd Barret em The Piper at Gates of Dawn (1967), ou o disco feito boa parte com Syd, boa parte com o mais novo guitarrista David Gilmour, A Saucerful of Secrets (1968), passando pelo rock sinfônico que esteve presente em Atom Heart Mother (1970), o simples e mágico Meddle (1971) ou o eternizante e mágico, clássico The Dark Side Of The Moon (1973), até a homenagem a Syd Barrett em Wish You Were Here (1975)? Pois é, tudo é perfeição às mil maravilhas, mas aí tudo mudaria de vez, com os tiques de Roger Waters, já que o tecladista Richard Wright chega a largar a banda após Animals (1977) e volta após conversas entre Wright, o guitarrista David Gilmour e o baterista Nick Mason em The Wall (1979), mas Wright não estava nos planos como músico fixo e a banda voltaria a gravar em The Final Cut (1983), que mais soa como um disco solo de Waters. 
E brigas pelos direitos do nome Pink Floyd entre Waters e resto da banda, mais um álbum, já sem Waters (A Momentary Lapse of Reason, 1987), seguem fazendo shows, um deles quase afundou a cidade de Veneza e isso fez a banda parar mais uma vez, e voltaram com The Division Bell (1994) e a banda para após lançar o ao vivo P.U.L.S.E (1996). E cada um segue a sua vida, Waters com carreira solo, Gilmour em carreira solo, Mason se divide entre as baquetas e os carros, uma de suas maiores paixões e Richard Wright seguia trabalhando com músicas, colaborando, além de uma reunião dos quatro membros no Live Aid em 2005, a morte de Syd Barrett em maio de 2006 e o adeus definitivo de Wright em 2008 ficaram deixando dúvidas de uma possível reunião do grupo mais adiante, já que o tecladista deixou o grupo mais cedo e Waters já não queria saber mais de voltar a tratar sobre um retorno ao Pink Floyd, embora já tenha feito turnês revivendo os álbuns The Dark Side of The Moon em 2006 e em 2010 a 2012 foi a vez de The Wall, as duas turnês foram recebidas no Brasil e com um imenso número de fãs querendo um gostinho de "quero mais" com a velha formação do grupo, embora Wright tenha partido muito tarde demais para um reencontro. 
Richard Wright, David Gilmour e Nick Mason em 1994:
entre as gravações de The Division Bell, veio-se
registos inéditos que se tornariam The Endless River, uma
forma de homenagear Wright (falecido em 2008)
Mas, nada desfazeria a vontade dos fãs de ouvirem um material novo, o que satisfazeria mais uma vez todos os fãs e proggers do mundo, pois foi anunciado entre a segunda metade de 2013 e até antes de agosto de 2014, Dave Gilmour e Nick Mason, os únicos representantes vivos da banda, fora Waters, mas este nem liga mais pra banda antiga dele, decidiram colocar um material todo trabalhado anteriormente nos anos de 1994 com Wright, desta vez, com uma ajuda de músicos e equipe de produção, dentre eles o lendário Youth, mais Andy Jackson e o ex-Roxy Music, Phil Manzanera, para ajudar Gilmour e Mason neste trabalho difícil: reciclar velhos arquivos de tapes gravados em 1993 e 1994, à época de The Division Bell e quando foi o momento de colocar aquelas músicas trabalhadas com Wright enquanto vivo. Esse material permaneceu por anos nos acervos até que Gilmour resolvesse colocá-lo para o público e poder trabalhar em novas bases musicais, embora não tenha conseguido manter um pouco aquele legado que se desfez após The Wall, parecendo que ainda falta um pouco da sua magia que parece ter ficado lá no caminho, sem todo o brilho que obtiveram nos anos 70.
O grande professor Stephen Hawking, que deu sua voz
computadorizada (vocoder) para a música em sua
(possível) homenagem, "Talkin' Hawkin'"
Falando em geral do disco, os temas do álbum, a maioria em geral, são apenas fragmentos instrumentais, desde a primeira até a última música, exceção de Louder Than Words, que soa como uma das principais faixas do álbum que se salva por pouco do álbum novo do Pink Floyd, já as instrumentais tem aquela coisa de música relaxante, música para dormir, algo bem new age, com um pouco de soft rock, uma embolada que pode nos remeter a um CD do Corciolli (que são bem barato e lembra um pouco mesmo), porém, é um álbum que não segue aquela forma de conceber viagens sonoras, mas pode nos trazer um pouco a saudade de Richard Wright entre nós, uma forma de homenagear o saudoso tecladista, e não esquecendo de Stephen Hawking ter dado sua voz computadorizada para Talkin' Hawkin', que lembra uma mistura de Kraftwerk com o Floyd pós-Dark Side.
E a capa, em tantos anos, não foi feita por Storm Thorgerson, já falecido em 2013, mas por um  doadolescente de 18 anos Egito chamado Ahmed Emad Eldin e ganhou bem trabalhando na arte de capa do novo disco da banda, mas embora não tenha conseguido nem assim, superar o vazio que Wright deixou e o legado que tanto Mason quanto o lendário Gilmour tentaram remar nesse rio sem fim que é a música do Pink Floyd, ainda que mais eterna o legado que Roger Waters e Richard Wright, hoje, muitos fãs e bandas influenciadas bebem na água desse rio sem fim.
Set do disco:
1 - Things Left Unsaid (David Gilmour/Richard Wright)
2 - It's What We Do (David Gilmour/Richard Wright)
3 - Ebb and Flow (David Gilmour/Richard Wright)
4 - Sum (David Gilmour/Nick Mason/Richard Wright)
5 - Skins (Richard Wright)
6 - Unsung (David Gilmour)
7 - Anisina (Richard Wright)
8 - The Lost Art of Conversation (Richard Wright)
9 - On Noodle Street (David Gilmour/Richard Wright)
10 - Night Light (David Gilmour/Richard Wright)
11 - Allons-y I (David Gilmour)
12 - Autumn 68 (Richard Wright)
13 - Allons-y II (David Gilmour)
14 - Talkin' Hawkin' (David Gilmour/Richard Wright)
15 - Calling (David Gilmour/Anthony Moore)
16 - Eyes to Pearls (David Gilmour)
17 - Surfacing (David Gilmour)
18 - Louder Than Words (David Gilmour/Polly Samson)
FAIXAS BÔNUS DA EDIÇÃO DELUXE:
19 - TBS9 (David Gilmour/Richard Wright)
20 - TBS14 (David Gilmour/Richard Wright)
21 - Nervana (David Gilmour)














Comentários

  1. Rafael meu caro, quando eu digo "desfazer" é desfazer a vontade de ficar esperando por anos até que saia esse material novo anunciado. Por isso o "desfazeria", entendeu?!

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