Um disco indispensável: 19 Días y 500 Noches - Joaquín Sabina (Ariola/BMG Music, 1999)

O trabalho do compositor espanhol Joaquín Sabina ganhou méritos importantes na música latina, e sua popluaridade já se agrandara por aqui na América desde seu álbum Hotel Dulce Hotel (1987), lotando shows em estádios, teatros e casas de espetáculo de todo o mundo, em especial na Argentina, considerado seu segundo lar depois de conquistar o país com seus sucessos nos discos seguintes El Hombre del Traje Gris (1988) e os campeões de sucesso da década seguinte Mentiras Piadosas (1990), Física Y Química (1992) e Esta Boca Es Mía (1994) e sempre que vem a Buenos Aires, aproveita os bares, os pontos turísticos e vários locais da cidade que o tanto abraçou e sempre é bem recebido pelo público nos shows: "Buenos Aires é uma cidade maravilhosa" é uma frase pra qualquer turista sair falando, mas também sair da boca de Sabina é mais marcante ainda, pois enquanto aproveitava os shows, buscava conhecer os nomes da música local, dentre estas amizades, o cantor, pianista e compositor Fito Páez, com quem selaram uma parceria e resultou em um álbum intitulado Sabina & Páez: Enemigos Intimos (1998), lançado depois que o músico argentino se aprofundara na mistura de seus hits com um pouco mais de suavidades e orquestrações intítulado Euforía, lançado em 1996, o mesmo ano que o trovador de Úbeda sairia com um outro sucesso de vez chamado Yo, Mi, Me, Contigo. Mas sobre a parceria que era para render frutos, não foi o que Fito e Joaquín esperavam, pelo fato de Fito ser até um pouco obssessivo com seus trabalhos, enquanto Sabina era boêmio e relaxado para trabalhar e foi durante a decisão sobre quem dirigir o clipe de Delirium Tremens, na qual Fito escolheria o diretor do primeiro clipe, enquanto Joaquín Sabina acabou preferindo o diretor do segundo clipe, e entre discussões e mais troca de farpas, a dupla se desfaz e cancelam a turnê que estava programada para até o ano segunte, só voltaram a ter contato e desfazer as pendengas em 2008 durante as gravações do show No Sé Si Es Baires O Madrid, do argentino, onde ambos cantam de Joaquín a música Contigo e se emocionam depois de 10 anos brigados.
Caetano Veloso (no meio), Fito Páez (de óculos) e Joaquín Sabina
(de casaco jeans).  Da parceria selada entre os dois (Sabina e Fito),
 viria uma briga que duraria dez longos anos após o disco
Sabina & Páez: Enemigos Íntimos, lançado em 1998.
Sabina aproveitou a temporada de 1998 na qual tinha composto muito, pelo fato dessas aventuras musicais na Argentina, pelo fato de ter participado do álbum-projeto com Fito e começou a compor muitas coisas com seus parceiros de sempre, o guitarrista e diretor musical Pancho Varona e o tecladista Antonio García de Diego, mas o material novo teria outros parceiros, como o amigo e escritor Antonio Oliver, o baixista Paco Bastante, Sérgio Véliz, o cantor cubano Pablo Milanés, Enrique Berro e o produtor desse material, o argentino radicado na Espanha, onde ganhou fama no final dos anos 70 e começo dos anos 80 como líder da banda punk Tequila, Alejo Stivel, que já tinha conhecimento do trabalho de Sabina desde os 80, quando Sabina ainda era conhecido mais conhecido popularmente na Espanha e os dois se cruzavam em alguns shows até que Sabina o convidasse para produzir sua obra máxima de sua carreira: 19 Días Y 500 Noches, apresentado em um show no dia 2 de agosto na cidade espanhola de Gijón lotando para milhares de pessoas, o lançamento foi em 14 de setembro de 1999 e foi um dos mais vendidos álbuns em sua carreira. Aliás, o trabalho foi feito um período longo de gravações, nada mais do que sete meses, já que a sua gravadora, a BMG desaconselhou de que lançasse um disco duplo, pelo seu elevado preço e por não ser um hábito do mercado discográfico na Espanha na época, e estabeleceram um acordo onde alguns temas viriam à luz como lados B de futuros singles e um destes temas, o que leva o nome do álbum, além de uma letra cujo parecia um rap e de 12 minutos e 21 segundos de duração teria que ser reduzido a duração para 8 minutos e 42 segundos, sendo que a versão original e alguns temas inéditos sairiam na edição especial do disco, lançado em 2011 pela Sony Music.
O disco é também o mais longo de sua carreira, com apenas 74 minutos de duração, por contar com duas músicas de sete minutos, duas de seis, somente uma de cinco minutos, seis músicas de quatro minutos e uma de três minutos, além de dois temas que ficaram de fora da versão original, mas ganharam lugar numa edição especialmente feita para a Argentina e do rap de quase nove minutos de duração. O tema que abre o disco, Ahora Que... traz uma simplicidade, e uma leveza, carregada de lirismo poético e romantismo sem exageros, com solos de guitarra, uma levada meio bolero, meio canção pop romântica e possíveis indiretas a Fito Páez "ahora que nada es sagrado, ni sobre mojado llueve todavía" em apenas quase sete minutos; a música flamenca e a rumba acabam sendo uma ponte para que 19 Días y 500 Noches acabasse sendo um dos tantos temas que viraram clássicos em sua carreira e sendo um dos melhores do disco, teve uma versão em dueto com Chonchi Heredia, que foi lançado antes do disco como single, com solos de violão à la Paco de Lucía (falecido em fevereiro recentemente); já Barbi Superstar não deixa de ser um tema rocker e cheio de poesia, com muitos versos e até com influências de soft-rock e da poesia dylaniana, além de uma dose de boemia em versos, longos e cheios de coisas a dizer, criticando; a ponte musical entre Madrid e Havana pode se converter em algo mais perto, desde que o cubano Pablo Milanés ajudou o espanhol a compor Una Canción Para La Magdalena, uma das mais belas parcerias do disco e uma das mais tocantes músicas "La más señora de todas las putas, la más puta de todas las señoras"; a Argentina acabou sendo inspiração total para Dieguitos y Malfadas, baseadas nas aventuras do trovador de Úbeda em Buenos Aires, onde viu jogos do Boca Juniors no estádio La Bombonera, assistiu shows no teatro Gran Rex, situado na Calle Corrientes, o lar dos grandes teatros da capital e também conta com influências do tango e da milonga, ritmos clássicos do cancioneiro popular argentino, pode-se notar o bandoneon como um dos instrumentos executados e os metais soando como uma música caribenha pela música; a sua chegada a meio-século de vida se retrata em A Mis Cuarenta Y Diez, em um canto triste, já mais lento e com ares de quem tem muito o que falar sobre essa vida e deixa um recado para as suas filhas Carmela e Rocío e falando sobre a possibilidade da música ser um sucesso "...para ser conmercial, a esta canción le falta un buen estribillo" em mais de sete minutos de canção; já El Caso de La Rubia Platino, é uma história que já não é comum entender Sabina em apenas uma ou duas músicas, sempre com seu jeito boêmio falando de amores e azarações envolvendo jogatinas e noites divertidas com mulheres; para a música Donde Habita El Olvido, o trovador de Úbeda recorreu aos seus parceiros de sempre: o guitarrista Pancho Varona e o tecladista Antonio García de Diego, que acabaram compondo uma história de dias de ressaca, o título foi baseado em um poema de Luis Cernuda; a rumba, o flamenco, o som do Caribe e o folclore argentino aparecem em Cerrado por Derribo, mais acústico e mais latino tema do disco, feita com Stivel, que passou a colaborar em algumas letras e também criando alguns arranjos de bases, como a desta música, que com a mesma melodia e o mesmo refrão, acabou ganhando uma versão chamada Nos Sobran Los Motivos, que está na edição argentina do CD, e com referências argentinas do tipo "este dulce de leche contaminado", "entre Córdoba y Maipú", "la rueca de Penélope en Luna Park" numa levada mais pop-rock, com guitarras e cordas, embora só esteja mesmo na versão argentina, o caso de La Bíblia Y El Calefón, retirado de um programa televisivo argentino do qual participou em 1997 com Charly García e Diego Maradona, citados na letra; o vaudeville e o charleston, juntando-se ao folk e a trova em Pero Que Hermosas Eran, uma letra da qual o ubedense fala sobre suas mulheres Sofía, Maruja e Dolores, cada uma o deixou de um jeito e com outros homens, numa levada bem música de cabaré do final do século XIX para o século XX e com um final apoteótico, como se fosse uma performance de cancan; enquanto De Purísima Y Oro é uma letra sotisficada, de ares retrógrados e com levadas de seresta da primeira metade do século XX com referências à lugares da Espanha, em especial de Madrid e citando Luis Miguel "para las extranjeras de Luis Miguel"; o rap de quase nove minutos, chamado Como te Digo Una "Co", Te Digo La "O" além de ter referências sobre o século XX por Sabina, também fala sobre a Espanha e a crise do país "¿dónde está la crisis?" "¡España va bien!" e com críticas à monarquia, que estava passando a limpo os anos Franco desde que houve um plebiscito para que o povo decidisse como ficaria o governo do país; o encerramento fica por conta de Noches de Boda, uma música com ares de rancheira mexicana e que teve a presença da musa da trova mexicana, Chavela Vargas, que iniciou a faixa com um recitado e começando a música direto no refrão, e o dueto acaba dando às "noches de boda", muito mais do que "19 días y 500 noches" de muita boemia e música para um gênio como este, Joaquín Ramón Martínez Sabina, que fez um dos 50  maiores discos do rock espanhol, está na 7ª posição segundo a revista Rolling Stone espanhola.
Edição especial lançada em 2011, contando com o CD
original, um CD com temas inéditos e raridades do disco
e mais um DVD com um show e videoclipes

O disco acabaria colocando Sabina como um dos clássicos compositores da música espanhola e da música latina de vez, já que o seu nome marcou uma geração e fazendo lançar mais sucessos a cada disco que passava, mas o subestimado disco do qual estamos falando, acabou deixando um forte legado na música latina. Após estrear a turnê do disco, fez uma apresentação em Buenos Aires no teatro Gran Rex, que sairia num DVD em 2003 e dessa turnê, o álbum duplo ao vivo Nos Sobran Los Motivos (2000), lançado em meio ao período de saúde, quando sofreu um infarto cerebral e quase morreu, mas nada pôde fazer este grande trovador de Úbeda parar de fazer música. Em 2011, saiu a edição especial do álbum, com um segundo CD que conta com músicas inéditas, como as que ficaram na versão argentina, além da versão original extendida de Como Te Digo Una "Co", Te Digo La "O" e as então inéditas Olas de Frío, Arenas Movedizas, A Vuelta de Correo, Doble Vida e Ay Calixto, além da faixa-título interpretado por Sabina em dueto com Chonchi Heredia e Una Canción Para La Magdalena na versão do parceiro da música, Pablo Milanés, e mais um DVD com os clipes da faixa-título, de Dieguitos y Malfadas, de Nos Sobran Los Motivos e um show gravado em Salamanca, cidade espanhola, na época do lançamento disco. Enfim, um disco que não há para descrevê-lo depois de ouvir por várias vezes, e pelo fato de ser um dos tantos discos indispensáveis da música latina, da música espanhola, do rock espanhol e da discografia de Joaquín Sabina.
Set do disco:
1 -  Ahora Que... (Joaquín Sabina/Paco Bastante/Pancho Varona)
2 - 19 Días y 500 Noches (Joaquín Sabina)
3 - Barbi Superstar (Joaquín Sabina)
4 - Una Canción Para La Magdalena (Joaquín Sabina/Pablo Milanés)
5 - Dieguitos y Malfadas (Joaquín Sabina)
6 - A Mis Cuarenta y Diez (Joaquín Sabina/Antonio Oliver)
7 - El Caso de La Rubia Platino (Joaquín Sabina/Alejo Stivel/Enrique Berro)
8 - Donde Habita El Olvido (Joaquín Sabina/Antonio García de Diego/Pancho Varona)
9 - Cerrado por Derribo* (Joaquín Sabina/Alejo Stivel)
10 - Pero Qué Hermosas Eran (Joaquín Sabina/Antonio Oliver)
11 - De Purísima y Oro (Joaquín Sabina/Antonio Oliver)
12 - Como te Digo Una "Co", Te Digo la "O" (Joaquín Sabina/Antonio Oliver/Sergio Véliz)
13 - Noches de Boda (Joaquín Sabina) - participação especial de Chavela Vargas

*na Argentina, a música Cerrado por Derribo foi substituída por uma de mesmo refrão e melodia. As faixas na edição argentina, mas com mudanças. Faixas bônus da edição argentina de 1999:
9 - Nos Sobran Los Motivos (Joaquín Sabina/Alejo Stivel)
10 - La Bíblia y El Calefón (Joaquín Sabina/Alejo Stivel)

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