Temas indispensáveis: Mientras Miro Las Nuevas Olas - Serú Girán (1980)

A banda argentina Serú Girán em 1981: Pedro Aznar (baixo),
Charly García (voz, guitarra e teclados), David Lebón
(guitarras e voz) e Oscar Moro (bateria), da esquerda para a direita
Boa tarde, pessoal. Aqui no blog, vamos falar de um grande tema do disco "Bicicleta" do conjunto musical argentino Serú Girán lançado em 1980 pela SG Discos, selo independente criado pela própria banda, formada por Charly García (voz, guitarras, piano, teclados e efeitos), David Lebón (guitarras, violões e voz), Pedro Aznar (baixo, teclados e efeitos) e Oscar Moro (bateria e percussão). A música se tratava do pessoal que havia mudado sua forma de fazer música na década de 60, nos primórdios do rock argentino, o fenômeno era chamado na época de Nueva Ola, e é quando Charly García não olha para frente e diz sobre a New Wave, que se tratava de algo bastante novo, percebendo que soa a mesma coisa que já se ouviu antes. A música traz uma rara lembrança de um garoto (possivelmente, o próprio Charly García) que fez o povo relembrar da geração que viu Elvis Presley sacudindo os quadris no palco no verso "Te acuerdas de Elvis cuando movió la pélvis, el mundo hizo ¡plop! y nadie entonces pondría entender qué era esa furia" e depois volta aos tempos dos jovens ídolos argentinos que surgiram de 1959 a 1965 que faziam parte do Club del Clan, lendário programa argentino dos anos 60 que revelou grandes artistas argentinos , dentre estes, a citada Jolly Land, na qual faz os velhos argentinos relembrarem "¿Te acuerdas del Club del Clan y la sonrisa de Jolly Land?". A música deu um salto, em respeito as citações dos velhos tempos em meio à tanta novidade que parecia que já se ouviu antes. Tanto que, nos shows já se foi citado o ex-produtor do primeiro disco da banda, Billy Bond no lugar de Jolly Land no final da música "¿Te acuerdas de Billy Bond quando cantaba la del limón?" e uma advertência que atravessa gerações e países de Charly "La música sigue, pero a mí me parece igual."
É, a música segue para muitos ainda, Charly.



Capa do disco "Bicicleta" da banda Serú Girán, lançada originalmente em 1980
GLOSSÁRIO DO POST:
SG Discos não foi fundada só pela banda, mas também pelo empresário da banda, na época, Daniel Grinbank.
New Wave era um estilo que trouxe muita gente com sonoridade pop, como Devo, B52's, Talking Heads, INXS e até nossos brasileiros do Barão Vermelho, Blitz, Paralamas do Sucesso e Titãs.
Club del Clan era um programa televisivo dos anos 60 que revelou grandes artistas na música pop argentina da época... já entendeu o post, né?
Billy Bond era um argentino que nasceu na Itália, trabalhou muito com artistas argentinos como Vox Dei, Invisible e outros. Nos anos 70, mudou-se para o Brasil, fez parte do Joelho de Porco e virou produtor de musicais.
"la del limón" se refere a "Mi Limón, Mi Limonero", versão em espanhol do grande clássico de Wilson Simonal (1938-2000) gravada em 1967, junto da versão em espanhol de "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso. Não fez sucesso as versões hispânicas, mas botou o nome de Billy Bond na história da música argentina.


Charly "el Bigote" García - voz, piano elétrico Yamaha CP70, sintetizador MiniMoog, sintetizador Moog Opus 3, piano elétrico Wurlitzer, piano elétrico Sound City, guitarra, violão e vocais de apoio
David "el Ruso" Lebón - guitarras, violão e vocais
Pedro Aznar - baixo elétrico, baixo fretless, sintetizador polifônico Oberheim OBX e vocais
Oscar Moro - bateria

Produzido por Serú Girán
Gravado nos estúdios ION e Del Cielito em Buenos Aires em setembro e outubro de 1980
Técnicos de gravação ION: Juan Carlos Acedo, Jorge Da SIlva e Roberto Fernández
Técnicos de gravação Del Cielito: Gustavo Gavury e David "el Ruso" Lebón
Não lançado oficialmente como single
Lançado originalmente no álbum "Bicicleta" pela SG Discos em novembro de 1980

Fontes:
Programa Elepé, agosto de 2008
Revista Rolling Stone Argentina
http://www.rock.com.ar
http://es.wikipedia.org/wiki/Bicicleta_(álbum)



Comentários

Mais vistos no blog