Discografia Indispensável - Led Zeppelin
A década de 1960 estava
chegando ao seu fim, e algumas bandas estavam precisando perceber que o tempo
destes já estava chegando, mostrando assim que novas bandas poderiam ter o
espaço que precisavam naquela época, e dentre as bandas que surgiram na Inglaterra
após o sucesso dos grupos The Beatles, The Rolling Stones, The Who, The
Yadbirds, The Animals entre outros. A partir da explosão psicodélica em 1967,
bandas buscavam seguir um rumo diferente, dar cores ao som, a uma nova onda que
surgiria e foi logo quando James Patrick Page, mais conhecido como Jimmy Page,
tentou reerguer o seu antigo grupo The Yadbirds, só que com uma nova formação,
chamando Steve Mariott, dos Small Faces e Steve Winwood, do Traffic: ambos
deixaram a banda antes mesmo de ser formada definitivamente. Logo, Page foi
atrás de músicos, dentre eles, o baixista e arranjador John Paul Jones, que
estava trabalhando com vários artistas naquela época, como os Rolling Stones na
orquestração de “She’s a Rainbow”. A partir de algumas indicações, o nome do
baterista, Page tinha em mente John Henry Bonham, da Band of Joy, e do
vocalista foi uma indicação de Terry Reid, que havia recusado o convite de
Jimmy para cantar na banda, esse nome seria Robert Anthony Plant (ele e Bonham
eram amigos desde jovens): pronto, estava formado o “New Yadbirds” que Page
planejava durante 1967 e 1968. O grupo seria este, embora a banda estava com
dificuldades para usar o nome de New Yadbirds, dizem que um nome ideal veio de
Keith Moon, ao ver a banda, disse que o som era pesado como um zepelim de
chumbo e foi daí que veio o nome da banda Led Zeppelin, que estreou em 1968 num
show na Dinamarca e depois lançariam o seu primeiro disco a partir de janeiro
do ano seguinte. Na década de 70, por onde passavam, lotavam ginásios e seus
discos venderiam feito água em todo o mundo, já tiveram sua turnê registrada em
um filme chamado The Song Remains The Same, e quando parecia tudo dar certo,
Robert Plant sofre com a morte do seu filho Karac, falecido por um vírus: foi
por um bom tempo que a banda ficou em pausa até o meio de 1978, quando se
trancaram no Polar Studios, os estúdios do ABBA em Estocolmo (Suécia) e lá
preparariam um disco que marcaria o retorno triunfante, que seria lançado em
1979 junto de um show da banda no festival de Knebworth, no país da banda e em
breve começaria a turnê de regresso da banda após a pausa. Em outubro de 1980,
a banda estaria se preparando para uma turnê americana, e após horas de ensaio,
o baterista John Bonham foi descansar um pouco depois de tomar quarenta doses
de vodka e foi dormir à meia-noite, só que não conseguiria mais acordar. Era
tarde demais, Bonzo estava morto desde a madrugada e após a sua morte, a banda
encerraria de vez as atividades e Plant desistiria definitivamente de reerguer
a banda, afinal, a banda não era mais a mesma desde 1977 e cada um foi tomando
seu rumo. Os três membros vivos já se reuniram várias vezes, como em 1985 no
Live Aid, na Filadélfia (EUA) e na festa de quarenta anos da Atlantic Records,
com o filho de Bonzo, Jason Bonham na bateria e em 2007 para alguns shows em
Londres na O2 Arena, na qual resultariam-se em um registro só lançado em 2012
em CD e DVD chamado Celebration Day. A banda já lotou milhares de estádios
pelos Estados Unidos, pela Europa e por vários países, vendeu mais de 300
milhões de discos e foram concebidos pela revista americana de música Rolling
Stone como uma das bandas mais pesada de todos os tempos.
Sua discogafia é uma das
mais ouvidas e uma das mais conhecidas na história do rock, foram os primeiros
a superarem o grupo The Beatles em vendas na década de 1970, com temas ótimos,
produção ótima e uma sonoridade pesada que futuramente influenciaria uma
geração com o passar das décadas e trazendo um jeito diferente e muito
original, o que poucas bandas faziam no final dos anos 60 após a era
flower-power e de Woodstock. Os discos que jamais faltariam na coleção dos fãs
são os primeiros homônimos (dois discos lançados em 1969 e o Led Zeppelin III
de 1970), o Led Zeppelin IV (1971), além de Houses of The Holy (1973), o duplo
Physical Grafitti (1975), a trilha sonora de The Song Remains The Same (1977) e
o chamado “canto do cisne” In Though The Out Door (1979), lançado um ano antes
da morte do baterista John Bonham, além do póstumo Coda (1982) e a compilação
Motherload (2007), além do registro ao vivo da reunião de 2007, Celebration Day
(2012). Preparem-se para uma história sobre a discografia dos gigantes do rock
and roll, pois a nossa seção Discografia Indispensável terá como seu primeiro
artista no post, a maior banda de rock and roll de todos os tempos: Led
Zeppelin.
O início da banda é
registrado provando que já estavam preparados para apresentarem o seu som sujo,
pesado e com muita influência do blues, algumas ligações com psicodelia e rock
progressivo, além do momento apoteótico de Jimmy Page: o solo de guitarra feito
com o arco de violino em Dazed and Confused, que transformou o nome de Page
como um dos maiores guitarristas da história. Os gritos vocais de Robert Plant
deram um tom ao disco e eternizaria a banda com suas harmonias, além de ser um
gaitista excelente, influenciando gente que vai de Ozzy Osbourne a Billy Corgan
(Smashing Pumpkins). O disco foi gravado ao vivo, teve 36 horas de estúdio,
durante um período de algumas semanas, para ser criado, incluindo a mixagem. A
foto da capa é da explosão do dirigível Hindenburg em chamas, o título da banda
e o logotipo da Atlantic foram escritos nos Estados Unidos em laranja e na
Grã-Bretanha em azul, só alguns meses que tiveram que escolher o laranja como a
cor principal.
Led Zeppelin II (Atlantic,
1969)
Depois de quatro turnês
europeias e três nos Estados Unidos, o grupo conseguiu no meio destas turnês,
conseguir gravar o segundo registro do disco, que imortalizaria clássicos como
Ramble On, Whole Lotta Love, Thank You, The Lemon Song, Heartbreaker e a
instrumental Moby Dick, puxada pelos solos de bateria de Bonzo, que imortalizaram
seu nome entre os maiores bateristas da história. Foi lançado em meio ao
sucesso do primeiro disco, além de ter sido o primeiro disco a superar os
Beatles em recorde de vendas, que na época perderam o brilho após tentativas
frustradas de reuniões desde o término das sessões Get Back/Let It Be. É também
um dos prediletos de muitos fãs, apreciadores de rock e de críticos musicais
que conhecem direito a obra da banda.
É um disco que segue o
mesmo ritmo dos dois primeiros discos, continua com base mais no folk também, a
maioria das músicas do disco foram concebidas numa casa chamada Bron-Yr-Aur, em
Gwynedd (País de Gales). O disco conta também, com presença de sintetizadores,
executados pelo baixista/tecladista John Paul Jones, solos pesados e cheio de
distorções, como sempre. Os temas que dão a cara deste disco são a blueseira
(Since I’ve Been) Loving You, os instrumentais Tangerine, Bron-Yr-Aur Stomp e
That’s The Way, mas os destaques mesmo ficam para Friends, Celebration Day, Out
On The Tiles e a esbravejante Immigrant Song, tema clássico da banda
indispensável nas listas de canções favoritas dos zeppelinianos. O disco seria
lançado após uma grande turnê, foi um dos discos que bateu o último trabalho
dos Beatles, Let It Be (lançado um ano depois dos registros gravados) e também
a superar alguns artistas americanos naquela época. A capa foi uma criação de
um antigo amigo dos Yadbirds chamado Zacron, um artista multimídia que fez uma
colagem de imagens nas capas, algo meio psicodélico da época.
Led Zeppelin IV (Atlantic,
1971)
Um dos mais influentes
discos de rock da banda, só poderia ter sido lançado com a chegda do movimento
glam, a explosão do rock progressivo e as grandes apresentações em estádios, o
ponto forte da banda Led Zeppelin que fortalecia sua popularidade além dos discos.
Mal foi lançado o terceiro disco e a banda decidiu aproveitar esse período para
se antecipar para fazer a cabeça da juventude. Os temas Black Dog, Rock and
Roll são para glorificar de pé os zeppelinianos fiéis, assim como a
imortalizante Stairway To Heaven e seu solo de guitarra eternizado na história,
John Bonham gravou Four Sticks com quatro baquetas e foi uma difícil tarefa,
porém bem-sucedida para “La Bête” (A Besta), apelido dado por franceses. O
disco é conhecido pelo único dueto da banda, feito com Sandy Denny em The
Battle of Everymore, baseado nos textos de J.R.R. Tolkien, que, assim como o
disco, vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo todo, foi o disco que fez a
banda ser conhecida no Brasil. O disco, por não ter nome, têm os nomes de cada
integrante da banda representado por símbolos.
Houses of the Holy (Atlantic,
1973)
Lançado em mais uma turnê,
só que desta vez mundial, o grupo trabalhava pesado e duro para que pudessem
ter tempo para bolarem mais um disco, com grandes sucessos e uma sonoridade
atraente, foi gravado muito nos estúdios de Londres, como sempre. O álbum teve
mixagem no estúdio Electric Lady, os estúdios de Jimi Hendrix e do engenheiro
de som Eddie Kramer, teve um impacto fortíssimo em tempo de inovações sonoras
da banda. O disco conta com temas como The Song Remains The Same, Over The
Hills and Far Away, The Crunge, No Quarter, The Ocean e a onipresente em
karaokês e rodas de violão D’yer Mak’er, que já foi regravada até em axé
(blergh!). O disco conta com uma capa criada por Hipgnosis, ou melhor, Storm
Thorgerson (1944-2013), criador de várias capas de discos do Pink Floyd e
inclusive dos Cranberries, do Muse e do Dream Theater.
Physical
Grafittti (Swan Song, 1975)
Em maio de 1974, a banda
decidiu formar um próprio selo após o fim do contrato com a Atlantic, que
rescindira o contrato no início de janeiro e assim surgiu a Swan Song. O disco
duplo da banda é lembrado pela sua capa com o prédio da 96 and 98 St. Market’s
Place, com fotos variáveis em cada janela no encarte, pelas canções que
trouxeram uma sensação de que a canção continua a mesma. A banda teve músicas
gravadas de 1970 a 1972, algumas delas gravadas no período de Houses of the
Holy (cujo nome do disco tem até faixa) e as oito músicas do disco, já gravadas
em 1974. Os temas marcantes deste álbum são Kashmir, Black
Contry Woman, Down by the Seaside, Ten Years Gone, The Rover e Houses of The
Holy. É considerado um dos melhores álbuns duplos da
história, junto de The Wall (Pink Floyd), Mellon Collie and the Infinite
Sadness (Smashing Pumpkins) e também o álbum branco dos Beatles.
Presence (Swan Song, 1976)
É um disco que pouco se
ouviu falar dele, para os que não conhecem muito o trabalho da banda, mas
também foi um dos primeiros discos a ser gravado fora dos estúdios americanos e
ingleses, foi em Munique, na Alemanha, que a banda conseguiu achar um jeito de
trabalhar facilmente em seu próximo trabalho. A capa de Hipgnosis e os dez
minutos de Achilles Last Stand conseguiram dar um tom ao que podemos dizer
sobre o disco aqui, junto dos temas For Your Life, Nobody’s Fault But Mine,
Candy Store Rock e Tea For One, apesar do disco ser ótimo em sonoridade, parece
que não conseguiria seguir as novas tendências neste disco, com a chegada do
movimento punk e o começo da queda do rock progressivo naquela época.
The Song Remains The Same –
Soundtrack (Swan Song, 1976)
O disco mostra os
registros de uma banda em palco, extraído do documentário feito com a banda
naquela época, gravado em Nova York no Madison Square Garden em 3 dias: 27, 28
e 29 de julho de 1973. As versões ao vivo das músicas Rock And Roll, The Rain
Song e de No Quarter são históricas, assim como os gritos de Plant, a forma de
como John Bonham mostrou que sabe fazer um show nas baterias em Moby Dick, além
dos 26 minutos viajantes de Dazed and Confused e o final apoteótico em Whole
Lotta Love, provando que a canção ainda continua a mesma, embora não seja um dos melhores registros ao vivo de uma banda de rock pelo que muitos dizem.
In Through The Out Door
(Swan Song, 1979)
A despedida em disco da
banda foi um ano antes da morte de “Bonzo” Bonham, tudo bem, já sabemos muito
sobre isto. O disco foi gravado após pausa devido à morte de Karac, filho de
Robert Plant, e os trabalhos iniciaram-se nos últimos dois meses de 1978 (o
filho de Plant faleceu em 1977) nos estúdios do ABBA, o Polar Studios em
Estocolmo. Os temas são fortes, mantendo a velha chama zeppeliniana e sem fugir
da velha forma de fazer música, provas? Ouça In The Evening, Fool in the Rain,
All My Love, Carouselambra, Hot Dog, I’m Gonna Crawl e perceba que o Led
conseguiu se despedir discograficamente com muito estilo. O disco foi
apresentado em um festival britânico de Knebworth em setembro, com uma grande
estrutura, e após isso, uma extensa turnê em 1980 que se extenderia por meses
até uma pausa para os ensaios da próxima tour do disco, quando acontece a morte
de John Bonham em outubro de 1980.
Coda (Swan Song, 1982)
O disco conta com
raridades gravadas em estúdio pela banda, coisas que ficaram por muito tempo
nos acervos de Page até que em 1981, meses depois da morte de John Bonham, ele
decidiu trabalhar nesses registros e apresentar ao público. O disco até que não
é o que se espera de ouvintes, incluindo uma versão ao vivo de I Can’t Quit You
Baby, de Willie Dixon e uma prova de que as batidas de Bonham vivem em Bonzo’s
Montreux, além de inéditas criações da banda, como We’re Gonna Groove, Walter’s
Walk, Wearing and Tearing, Ozone’s Baby e Darlene. Algumas faixas seriam
acrescentadas posteriormente em CD, a partir de 1993, como Baby Co (Sme On Home
e Hey Hey What Can I Do para a alegria dos fãs que esperavam mais novidades
raras da banda.
Mothership (Swan
Song/Atlantic, 2007)
Algumas das compilações da
banda como The BBC Sessions (1997), The Early Years (1999 e 2000) são as mais
lembradas, mas Morhership é vista como uma das coletâneas indispensáveis
recentemente, contando inclusive com um DVD de performances que estavam no Led
Zeppelin DVD (2003), o mais vendido DVD da música. Dois CDs mostrando um pouco
do que foi os doze anos de existência da banda, clássicos que atravessam épocas
até hoje.
Celebration Day (Swan
Song/Atlantic, 2012)
A banda fez um show no dia
10 de dezembro de 2007 na O2 Arena, em Londres para homenagear o executivo da
Atlantic, Ahmet Ertegun, falecido naquele ano. A banda contaria com uma
honorável presença “filho de peixe, peixinho é” de Jason Bonham, que coube a
este cumprir com o papel de liderar as baquetas que, um dia, o pai já o fez
perfeitamente nos anos áureos da banda. As performances de Rock and Roll, Dazed and Confused, Stairway To
Heaven, Black Dog, Whole Lotta Love, Ramble On e Kashmir dentre outras. Demorou muito tempo para que este registro fosse
lançado em disco e em DVD, até que em setembro de 2012 após meses de trabalho,
a banda anunciou em seu Facebook que iria lançar em CD e DVD para alegria dos
fãs e entusiastas do som zeppeliniano.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Led_Zeppelin
http://www.led-zeppelin.com
SCULATTI, Gene, Top 100 Álbuns
de Sucesso dos Anos 60, Editora Escala, 2013
SCULATTI, Gene, Top 100 Álbuns
de Sucesso dos Anos 70, Editora Escala, 2013
Revistas Bizz/ShowBizz
Revista Rolling Stone
GARRETT, Thomas ,A
História Ilustrada do Led Zeppelin, Livros Escala, 2010
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