Artaud - Pescado Rabioso (Talent/Microfón, 1973)
Luis Alberto Spinetta sempre foi um cantor, músico e
compositor ousado e transgressor com sua música e que, apesar já ter tido um salto enorme aos 18 anos e, isso se deve a grandes
discos da sua carreira, como o primeiro do Almendra
(1969) quanto em seus antológicos discos da sua banda Pescado Rabioso, que foi a banda que o pôs como o ídolo maior da nova geração da música argentina. O
grupo, originalmente, foi formado por ele na guitarra e voz solo, Black Amaya
na bateria, Carlos Cutaia no órgão e David Lebón na guitarra, que no meio de
1972 para 1973 acabou sendo substituído por Bocón Frascino e com estes músicos
foi com quem Spinetta conseguiu expandir o protótipo de megagrupo, que já havia existido com Manal (1967-1971) e foi o mesmo Pescado que ajudou o rock argentino
a se fortalecer nos anos 1970, já com a existência do pessoal como Vox Dei (que
ainda colhia os frutos da ópera-rock La
Biblia), Billy Bond y La Pesada del Rock and Roll, Sui Generis (de onde saiu o folclórico e popular ídolo do rock
Charly García), Litto Nebbia, Pappo’s
Blues, Pastoral (do falecido compositor Alejandro de Michelle), Vivencia, Miguel Abuelo e do estreante León Gieco, um loiro jovem com
aparência de um estudante universitário americano, só que vindo de Cañada
Rosquín, que futuramente faria um hino multirreligioso “Sólo Le Pido a Dios”.
Foi em 1973 que, após o álbum Pescado
Rabioso 2, no qual se resultou em um belo álbum duplo que a banda
definitivamente se separou na época e com a ditadura militar latina em boa
parte dos países (o Chile teria seu país sob o comando do general Augusto Pinochet após derrubar o
presidente comunista Salvador Allende naquele ano) e Spinetta viu que era hora
de desfazer a banda e de Amaya, Cutaia e Frascino pois estavam prontos para outros
desafios fora do Pescado. Foi no meio deste ano em que Spinetta deveria manter
o contrato com o selo Talent, um braço para os artistas roqueiros da gravadora Microfón como Pescado Rabioso, embora este disco
seja um pouco mais disco solo do que do Pescado pois o primeiro disco solo dele
Spinettalandia y Sus Amigos (que,
originalmente, foi lançado como Almendra, por erro da gravadora RCA pois o nome
Spinettalandia só seria utilizado quando relançaram em CD em 1995) não foi o
que ele queria tanto para que o público entendesse-o fora do Almendra. O álbum
foi gravado no antológico estúdio ION em Buenos Aires, produzido todo de forma
caseira, Spinetta contou com a ajuda do irmão Gustavo e de seus dois ex
companheiros de Almendra: Emilio Del Guercio (baixo) e o então baterista do
grupo Aquelarre, Rodolfo García. A música Todas
las Hojas Son Del Viento mostra um Spinetta mais sutil quando canta e
transforma suas canções em hinos inesquecíveis, a música têm a mesma levada
acústica de Muchacha Ojos de Papel, canção que imortalizou na história a banda
Almendra, a primeira grande banda de sucesso de Spinetta; já em Cementerio Club, que tem um solo blueseiro
com um verso profético “que calor fará sem você neste verão” e com um Spinetta
mais profundo e melancólico no jeito de cantar. Por já é uma música que nos lembra os poemas-concretos dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, violãozinho e voz: algo típico nos
bares e no disco de Pescado Rabioso/Luis Alberto Spinetta; Superchería é uma rock-song com riff típico de músicas
dos anos 70 e com mais uma frase desafiadora “Então, para você não existe nem o
medo, nem a dor e nem o frio” como se estivesse falando de um bravo herói corajoso e destemido ou, quem
sabe, de um viking.
A sequência acústica continua em La Sed Verdadera, com
efeitos e samplers mostram sutilezas que se repetem nas músicas anteriores Por e Todas Las Hojas Son Del Viento
(embora estas não tenham a presença de samplers); enquanto Cantata de Puentes Amarillas é uma música mais com fases, começa um pouco delicada e acústica
e no meio da música chega a um ponto mais pesado e eletrificado de guitarras;
enquanto Bajan é uma simples e
ousada canção com tons mais simples e populares que já se podem ouvir nas
canções mais pesadas do disco e mais simples; A Starosta, el Idiota é uma canção que até tem características mais
sutis e estranhas do que qualquer música: um piano sombrio, samplers de guitarras, e sample dos Beatles cantando “She Loves You” e
também um pouco de estilo dramático com o piano tocando como se fosse uma
canção-tema de um filme de terror com poesia spinettiana. O encerramento fica com Las Habladurías del Mundo, um tanto como se soasse o fim de um
espetáculo e o adeus de mais uma fase, a fase Pescado Rabioso. Até hoje se sabe
que a banda acabou na época do disco Pescado
2 (1973) e que de alguma forma, ele tentou manter a banda, mesmo que só ele
se mantivesse por lá por causa de mais um disco - aquela velha estratégia de cumprir contrato. A capa é bem interessante, o disco e a capa em todo é dedicado ao escritor francês Antonin Artaud, cuja
frase inspirou até a capa do disco e o encarte “Por acaso não são o verde e o
amarelo, cada uma as cores opostas da morte: o verde para a ressureição e o
amarelo para a decomposição e a decadência?”. Ou seja: Spinetta estaria se ressucitando, só que em outra forma,
que seria no conjunto Invisible, que resultou
três discos, algumas canções conhecidas. A banda foi formada após o lançamento de
Artaud e se separou em 1976. O disco
é considerado pela revista Rolling Stone (da Argentina) como o número um dos cem melhores discos do rock
argentino e o legado musical deste disco permanece mais vivo do que nunca,
embora o líder Spinetta já tenha deixado o mundo com um pouco de mais tristeza
ainda ao falecer em 8 de fevereiro de 2012, quando se tratava de um câncer.
Setlist do disco:
1) Todas Las Hojas Son del Viento (Luis Alberto Spinetta)
2) Cementerio Club (Luis Alberto Spinetta)
3) Por (Luis Alberto Spinetta)
4) Superchería (Luis Alberto Spinetta)
5) La Sed Verdadera (Luis Alberto Spinetta)
6) Cantata de Puentes Amarillas (Luis Alberto Spinetta)
7) Bajan (Luis Alberto Spinetta)
8) A Starosta, El Idiota (Luis Alberto Spinetta)
9) Las Habladurías del Mundo (Luis Alberto Spinetta)
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