Maratona Cultural 2023 celebra os 350 anos de Florianópolis com muita música boa

Olá, pessoal! O blog Cardápio Sonoro foge das suas principais missões que é indicar álbuns para abrir espaços para a agenda cultural. Quem vier para Florianópolis, se prepare porque dos dias 23 a 26 de março deste 2023, a cidade estará recebendo um dos eventos que pára a cidade para respirar a plenos pulmões 4 dias de cultura da melhor qualidade - sim, a Maratona Cultural. E o melhor: esse ano a Maratona fará parte do período do aniversário da cidade, que completa no dia 23 seus 350 anos de fundação. Serão 94 apresentações espalhadas pela cidade, diversos locais das regiões receberão eventos diversos ou seja: tem cultura por qualquer canto da cidade. E se preparem para os shows que serão lançados em diversos palcos pois música boa não falta para esse acontecimento espetacular do ano que haverá o melhor da música feito em Santa Catarina e no Brasil. Haverão diversos palcos e espaços onde receberão diversos nomes levando sua arte de diversas formas, além de exposições, atividades específicas para crianças e feiras diversas. Exibições de filmes, peças de teatro, e shows, muitos shows, serão as melhores opções para apreciar a cidade, a música feita em Florianópolis, feita no estado de Santa Catarina em geral, e no Brasil em todo terá voz e vez em diversos palcos, o principal sendo Claro Música no Largo da Alfândega irá trazer as maiores atrações, enquanto na rua Victor Meirelles a cervejaria Kairós receberá num palco o melhor da música local, o site TMDQA (Tenho Mais Discos que Amigos) abrigará na Escadaria do Rosário o melhor da nova MPB e do cenário alternativo, o bar Desgosto receberá o Palco Phonelite com melhor da música alternativa do estado, o selo Balaclava também terá um espaço para receber artistas do rock e também do rap e eletrônica, e diversos lugares da cidade receberão seus diversos shows. Todo o tipo de música está sendo bem-vinda na maratona, da MPB ao eletrônico, do rock ao rap/hip-hop e as atrações são diversas, a Maratona divulgou seu programa num encarte digital que pode ser conferido aqui. Mas, o Cardápio Sonoro estará destacando aqui no blog os principais shows que irão acontecer nesses 4 dias de efervescência cultural e alguns dos palcos onde haverá os shows que todo mundo não quer perder de jeito nenhum e que podem ser conferidos gratuitamente.

Dazaranha e Camerata Florianópolis em ação (foto: Tóia Oliveira)
Dia 23 (quinta-feira)
- Para abrir os trabalhos da Maratona, a
 cerveja Kairós terá um espaço para o melhor da música feita em Floripa com a presença dos conjuntos Nakatomi Plaza às 16h, e depois Entrevero Instrumental às 18h com um som incrível de ver e ouvir. A cerveja Kairós terá um espaço para o melhor da música feita em Floripa com a presença dos conjuntos Nakatomi Plaza às 16h, e depois Entrevero Instrumental às 18h com um som incrível de ver e ouvir. O palco Claro Música, que estará montado no Largo da Alfândega, vai ser o lugar principal, todos os caminhos da Ilha da Magia são atalhos para os concertos que celebrarão o aniversário da cidade neste dia. E no palco com a bateria da escola de samba local União da Ilha da Magia com o cortejo vindo da Catedral Metropolitana às 19h e em seguida, às 20h um dos grandes concertos com a cara da cidade: o conjunto musical Dazaranha com a Camerata Florianópolis (foto) trazendo sua fusão brilhante e os sucessos que todos conhecemos. Quem der uma passadinha na rua Padre Roma, vai contar com o palco Phonolite/Desgosto onde às 22h terá a melhor música alternativa made in SC com os shows de Daniel Arena Trio (Florianópolis) e em seguida, à meia-noite é o pessoal do Semserteza que prossegue com o show encerrando a primeira noite de Maratona.

O Tenho Mais Discos Que Amigos terá um palco com o
Maglore fazendo o principal show sexta-feira (foto: Duane Carvalho)
Dia 24 (sexta-feira)
- primeiro dia dos concertos de rock e MPB no palco TMDQA (site Tenho Mais Discos que Amigos) que estará Escadaria do Rosário situada na rua Vidal Ramos com o melhor do pop rock alternativo e da nova MPB abrindo a largada com a banda formada por músicos brasileiros e argentinos Mandale Mecha às 17h45, os porto-alegrenses do Flor Et e em seguida, às 20h30, e a baianada do Maglore apresentam além de suas músicas o novo álbum "V" lançado agora em 2022. O palco Claro Música nesta noite receberá às 18h o cortejo dos blocos Arrasta Ilha, Fanfarra da Ponte e Cores de Aidê vindos da Catedral Metropolitana,  19h a cantora Majur, e às 20h o Maratona Ball segue fazendo o "sextou" da rapaziada. Opções ainda não faltam no Palco Kairós, onde haverá shows de artistas da cidade, às 16h com Eva Figueiredo e o conjunto Apocalypse Cuier às 18h tendo. O palco Phonolite/Desgosto contará nesta noite com a banda Somaa, de Joinville, se apresentando às 22h30, e á meia-noite, quem encerra com tudo é o grupo Budang, também de Florianópolis, que é destaque no novo rock feito em terras tanto manezinhas quanto do estado em todo. 

Os embalos de sábado no Floripa Airport com o Baile do Meira (Divulgação)
Dia 25 (sábado)
- Quem for curtir os embalos de sábado na cidade, não se preocupe, pois as atrações seguem excelentes dia após dia de maratona. Todos os caminhos serão atalhos também para um dos bairros da cidade, Jurerê, que terá um espaço dedicado à cultura, tradição e folclore manezinho no Jurerê Open Shopping começando às 13hs com o espetáculo Vila do Meu Boizinho, o musical do Cia. Travata "O Rendeiro e a Tartaruga" às 16h, e o humor tipicamente enraizado de Floripa com o Mané Darci, personagem de Moriel Costa - guitarrista e vocalista do conjunto musical Dazaranha, e fechando às 18hs o reggae do Iriê encerra com chave de ouro no espaço. O palco TMDQA ainda nos oferece a cantora Brisa Flow às 16h45 e encerra com o espetacular conjunto Francisco, El Hombre às 18h com o melhor do som feito nos últimos anos. O palco Kairós terá seu sábado dominado pelo samba, a partir das 14h com a Roda de Choro Mulheril, e às 17h quem segue puxando a batucada da boa será o Samba de Antonieta que atrairá muitos bambas ao entardecer. Quem for ao Floripa Airport, em vez de pegar um avião, decolará com o som do Baile do Meira (foto), que será de primeira dar aquela conferida com um dos mais importantes músicos da cidade que já é aclamado fora do Brasil por atuar com vários nomes da MPB.

Domingueira pra fechar a Maratona
ao som de Gilberto Gil (foto: Pedro Napolinário)
Dia 26 (domingo)
- O longo final de semana cultural e gigante encerra-se com os melhores eventos a acontecerem. Quem for para o palco Kairós na Victor Meirelles, terá a honra de assistir ao vivo às 16h o show com Sekoura Oularé & Koruba, artistas vindos da Argentina e Guiné encerrando a maratona no palco. Mas, quem for para o Largo da Alfândega, se despedirá com estilo dessa Maratona tendo às 17h o conjunto Tijuquera levando sua mais preciosa música para a multidão e abrindo para o grande show que irá encerrar a Maratona - 19h, o domingo de noite terá como grande show no palco Claro Música o ilustre Gilberto Gil (foto), ele mesmo! Um dos maiores nomes da música brasileira que chegou aos 80 anos irá levar seus diversos clássicos que entraram para a história da MPB para todo o pessoal de Florianópolis servindo até como um bom presente do cantor para a cidade, que, na quinta já chegará aos 350 anos. E com esse show, além de outras atrações, a Maratona Cultural se fecha com chave de ouro num momento tão importante e celebrativo na cidade.

Comentários

Mais vistos no blog