Um disco indispensável: As Quatro Estações - Legião Urbana (EMI-Odeon, 1989)

Os anos 80 foram a década do salto certo para o rock brasileiro: com a ascensão de diversos conjuntos nascidos nos principais cantos deste Brasil varonil, a começar pelo Rio que exportou nomes importantes como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens (que ficou apenas como Kid Abelha a partir de 1991 depois do flop ao usar somente o nome Kid), Biquini Cavadão, Blitz e também nomes como o inglês radicado em terras cariocas Ritchie, a icônica Marina Lima e o polêmico Lobão. Na selva de pedra que é São Paulo exportou-se para o resto do Brasil conjuntos como Cabine C, Magazine, Ultraje a Rigor, Inocentes, Ratos de Porão, RPM que se tornaria uma banda best-seller com a tournée registrada ao vivo Rádio Pirata, Ira! e Titãs consagrados até hoje. Enquanto as terras baianas eram representadas por Camisa de Vênus, os gaúchos, lutavam bravamente como os guerreiros farroupilhas para conquistarem o território além do rio Mampituba, a ala gaudéria era representada pelos TNT, Garotos da Rua, Replicantes, Defalla e pelos dois mais importantes grupos sul-riograndenses - Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii, que lançavam um sucesso atrás do outro a cada álbum editado. A cena de Brasília não podia ficar de fora, óbvio, aliás, foi na Capital Federal pelo fim dos anos 70 que germinou-se uma parte da árvore genealógica do punk rock com bandas importantes, uma delas a Aborto Elétrico - liderada por um jovem Renato Manfredini (Russo) no vocal e baixo, que lá por volta de 1982 decidiu formar um grupo novo, que só teve uma formação definitiva a partir de 1983 com Dado Villa-Lobos na guitarra e Marcelo Bonfá na bateria - sim, a Legião Urbana que todos nós conhecemos! Sem desmerecer também Capital Inicial e Plebe Rude, outras representantes do chamado Rock Brasília. Descendo a região do Cerrado para tentarem a sorte na efervescente Cidade Maravilhosa, com a adição de Renato Rocha - vulgo Negrete no baixo, uma vez que Renato Russo decidira manter-se apenas como vocalista, mas também tocando violão em algumas canções. Com uma fita que chega nas mãos dos diretores da gravadora EMI, a mesma que tinha em seu cast os conjuntos Blitz e Paralamas - cujo vocalista Herbert Vianna já conhecia Renato dos tempos em que morava em Brasília e apresentara registros de Renatão nos tempos de Trovador Solitário gravadas em 1982 - era a hora da Legião acontecer. Em 1984, logo após assinarem um contrato definitivo com a EMI-Odeon, Russo acaba se cortando o pulso esquerdo em uma tentativa de suicídio e fica um bom tempo sem tocar baixo - é aí que entra Negrete como baixista, e, logo preparam o que torna-se o primeiro álbum de estreia da Legião, meio que despercebido, em 1° de janeiro de 1985, dez dias antes do fenômeno Rock in Rio acontecer, com os sucessos Será, Ainda É Cedo, Geração Coca-Cola e Por Enquanto - mesmo depois de despercebido, conseguiram reconhecimento ainda em 1985, hoje batendo a marca de 1.2 milhão de cópias, algo impensável para uma banda da época. Bom, nem precisamos dizer que, com tudo isto, o sucesso da banda foi crescendo e Renato se consagrava como um dos poetas daquela geração e os álbuns Dois (1986) e Que País É Este 1978/1987 (1987) se tornaram grandes magnum opus com grandes clássicos, e mantendo as boas vendagens e shows em alta.
O agora trio, sem Renato Rocha: Dado, Bonfá e Russo buscaram
dificuldades com Negrete até demiti-lo, e mesmo assim, apenas em 3,
realizaram um dos melhores álbuns de 1989.
Bom, nada estava ficando fácil para Renato, Dado, Negrete e Bonfá - mesmo com todas as vanglórias, um incidente acabaria colocando a banda no olho do furacão: 18 de junho de 1988, Brasília, estádio Mané Garrincha, enquanto Renato fazia uma de suas brincadeiras em palco, um fã tentou agarrá-lo e isso foi o estopim para a confusão que acabou transformando-se em uma tragédia custando ao grupo. E com esse incidente no Mané Garrincha houveram vários feridos, pichações criticando a banda - o que custou a eles por um bom tempo de jamais tocarem na Capital Federal, berço da Legião. E era hora deles lançarem um material novo, porém, um outro probleminha estava deixando amarga a relação da banda - o baixista Renato Rocha comprara um sítio na cidade de Mendes, no Rio de Janeiro, e começara a atrasar-se para os ensaios e compromissos da banda, tornando-se algo chateável até para a banda. Ficava difícil para surgir algo que a banda conseguisse lançar algo inédito e ousado que os satisfizesse, vindo a tal ponto fazendo com que Renato chegasse a encerrar o grupo de vez. Rocha chegou a pedir as fitas demos das canções para que pudesse criar a seu modo os arranjos, direto da fazenda, mas acontece que, seis meses depois, em uma reunião da EMI-Odeon, eles tomaram a decisão de demitir Negrete da banda, embora decidiram que ele receberia todos os direitos de venda do próximo trabalho. Outro envolvido na história que também não passou batido na história do disco foi o produtor Mayrton Bahia, que na época, tinha seus trabalhos como freelancer e como diretor artístico da gravadora PolyGram, e passou meses trabalhando em um projeto que parecia interminável: o que impedia de receber seu pagamento. Depois de todos os problemas internos, o disco conseguiu ser editado em outubro de 1989 - talvez o álbum mais esperado daquele ano, As Quatro Estações, saía com enorme louvor em meio a dois acontecimentos importantes: no aspecto político, as primeiras eleições presidenciais em quase 30 anos, que havia dentre mais de 20 candidatos, nomes conhecidos até hoje como Ronaldo Caiado, Guilherme Afif Domingos, Fernando Gabeira, Roberto Freire, velhos conhecidos como Leonel Brizola, Mário Covas, Ulysses Guimarães, Affonso Camargo Neto e rostos novos como o polêmico Enéas Carneiro, porém o embate ficou dividido entre o ex-governador alagoano Fernando Collor, visto como o nome da esperança e era o caçador de marajás, e do outro lado estava o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, representando a ala do movimento trabalhista, uma das vozes ativas das Diretas Já e do movimento de redemocratização no país. Não deu outra no segundo turno, quem venceu foi o considerado rei de Alagoas, que acabaria sendo responsável por uma das mais decadentes crises e das inflações que mostraram que o dinheiro do país desvalorizado, além do confisco de muitas poupanças dos brasileiros. No aspecto musical, era o sertanejo e a lambada que invadiam de vez o considerado mainstream da mídia e dominando a lista de canções mais pedidas e discos vendidos - enquanto nomes do rock como Titãs, Legião, Barão, Ultraje dentre outros figurões do rock declinavam em vendas e popularidade. Para completar, o álbum novo, por ser o quarto de estúdio e de carreira, levou um nome bem diferente assim como o anterior - As Quatro Estações pode ser um exemplo de como se manterem inovados não importa se no verão, outono, inverno e primavera, a Legião segue sendo a mesma em cada estação.
Renato Russo estava inspirado quando criou as 11 canções: cheio
de referências clássicas da literatura e religiosas, mostrava-se
um poeta criativo como sempre.
Ao começarmos a escutar o álbum, temos logo de cara um tema que não perpetua por um caminho inverso do universo poético-sonoro da Legião, com um astral bem cerca do solar, Há Tempos já abre com um verso polêmico "Parece cocaína, mas é só tristeza", e com uma melodia incomparável, e a letra soa como um elo entre liberdade e disciplina, que, aparentemente, são contraditórias - e foi inspirada em uma inscrição chamada Desiderata que hoje encontra-se na Saint Paul's Church em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland datada de 1864; na seguida, temos outro tema marcante deste álbum e um hino do cancioneiro legionário com uma levada bem soft-rock com um quê de folk - Pais e Filhos, que, por mais que seja um dos mais belos temas da banda e indispensável, ela naturalmente não aborda um tema qualquer - em 1994, após insistência dos presentes na gravação do Programa Livre (SBT) apresentado por Serginho Groisman, Renato abriu o verbo e explicou que falava sobre suicídio e era uma canção séria feita num momento complicado da vida dele, mesmo que tragam versos reflexivos como o do célebre refrão, mas a base e a voz de Renato soam plenas; em seguida, ainda podemos contar com Feedback Song for a Dying Friend, que surgiu inicialmente com o nome de Rapazes Católicos, mas com a controvérsia envolvendo o escritor Salman Rushdie por causa do livro Versos Satânicos, rendendo a uma sentença de morte proclamada pelo aiatolá Khomeini, que considerou o livro ofensivo à religião islâmica, e foi por intermédio da irmã Carmen Manfredini que ele mudou o nome desta, na qual ele faz uma homenagem ao fotógrafo Robert Mapplethorpe e ao músico Cazuza, com uma letra em inglês que criticava artistas brasileiros que compunham nesta língua - no encarte, há uma tradução da letra feita por Millôr Fernandes, e uma mudança repentina de uma levada grossa do rock para uma coisa mais voltada à música árabe, o que soa bizarro, mas interessante; em diante, temos uma canção mais brilhante e inspirativa, justo Quando O Sol Bater da Janela do Teu Quarto com um clima mais alto astral, é lindo cada verso entoado por Renato e o arranjo é de um nível que comprova a genialidade dos três na hora de criarem pérolas como esta; para a próxima música, eles vão diretamente a um nome de um filme B do final dos anos 50, Eu Era um Lobisomem Juvenil derivado do longametragem de horror de 1957 I Was a Teenage Werewolf, provavelmente cabendo como referência a fase da adolescência cheia de situações, o "lobisomem" da letra é porque o animal era visto como uma criatura que causava temor e aversão violenta, algo que o Renato era na forma de se expressar na sua fase punk, os quase 7 minutos com uma base sonora bem leve e soturna com um órgão bem a cara do rock progressivo e um violão rítmico bem marcante ao longo da faixa; mais adiante, o repertório conta também com a faixa 1965 (Duas Tribos) com uma sonoridade bem agressiva e punk com uma letra que soa como fosse contar o período da ditadura militar na qual envolve violência, consumismo infantil e ainda citando Stefan Zweig, autor do livro O Brasil é o País do Futuro, uma das tantas referências ditas; outro grande destaque do repertório deste álbum é a literata Monte Castelo, com referência ao capítulo 13 de Coríntios, livro da Bíblia Sagrada, e do 11° soneto do poeta português Luís de Camões, na qual o amor é exaltado em ambas as citações e o arranjo bem solar com um teclado que imita o acordeon é uma das coisas mais lindas de se ouvir deste repertório; também inspirado em histórias reais, outro personagem muito curioso na história do cancioneiro legionário, Mauricio nasceu depois de Renato saber de um fã que estava vendo o show na época da tournée Dois no ginásio do Corinthians e estava sendo espremido pela multidão, um jovem de Santa Maria (RS) que aos 14 anos se jogou na piscina, bateu a cabeça e teve sequelas de fala e de locomoção, mesmo tendo uma vida comum - na letra, fala sobre estar na solidão e o arranjo remete às canções dos dois primeiros discos da banda, quando se pode perceber até a levada de baixo e os teclados é como se tivesse sido retirado desta época (1985/1986); e como não podia faltar, mais uma canção autobiográfica de Renato presente nesse disco, com uma levada punk acústica notável, Meninos e Meninas - assim como Daniel na Cova dos Leões - mostra posicionar-se sobre sua sexualidade de vez, e acaba sendo uma libertação dessa incerteza sobre seus gostos pessoais; mantendo essa essência de sempre do grupo, fazendo honrar o estilo confessional de Renato em suas diversas músicas, Sete Cidades expõe essa sensação de ausência do amor de alguém que está acostumado com a voz, o corpo e olhar de outra pessoa e carecendo de saudade desta pessoa, aqui a guitarra soa perfeita, assim como o solo de gaita, mostrando que a banda acertou em cheio; encerrando o disco, ainda contamos com outra das mais belas canções presentes tanto no conjunto da obra legionária quanto no repertório deste disco, Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar narra sobre essa sensação de ansiedade do amor, demonstrando essa vontade de aprender a amar alguém, pois vivia errando e se machucando de forma constante por culpa desse amor, no final há uma referência católica "Cordeiro de Deus que tirai de nós os pecados do mundo, tende piedade de nós (...) Dai-nos a paz" com uma harmonia bem simples e bem suave, com ares de soft-rock e folk que mantêm nossos ouvidos cada vez mais encantados.
A bem da verdade, podemos dizer que aqui a Legião conseguiu novamente superar-se com suas criações poético-sonoras, manteve-se o primor, a aura e a genialidade sob o comando de Renato Russo, embora Dado e Bonfá contribuíssem também para manter uma coletividade dentro da banda, e graças a este disco obtiveram a marca de mais de 1 milhão de cópias. A partir deste álbum, a banda começa também a distanciar-se aos poucos dos palcos, mesmo realizando concertos esporádicos como o dos dias 11 e 12 de agosto de 1990 no estádio Palestra Itália, e durante esta tournée, contaram com o auxílio de Bruno Carvalho no baixo, Fred Nascimento nos violões e Mú Carvalho nos teclados - destes concertos nasceu a versão ao vivo da tour editada somente em 2004 como CD simples e também CD duplo. Fechando o quadro-geral da história, a banda seguiu mostrando-se como um autêntico nome em voga do cenário roqueiro mesmo que com o declínio comercial do rock na época, cerca de uma nova era reinar de forma efêmera, a da República de Alagoas - mas aí já é uma outra história.
Set do disco:
1 - Há Tempos (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
2 - Pais e Filhos (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
3 - Feedback Song for a Dying Friend (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
4 - Quando O Sol Bater da Janela do Teu Quarto (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
5 - Eu Era um Lobisomem Juvenil (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
6 - 1965 (Duas Tribos) (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
7 - Monte Castelo (Renato Russo)
8 - Mauricio (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
9 - Meninos e Meninas (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
10 - Sete Cidades (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)
11 - Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)

Comentários

  1. RENATO RUSSO
    RACIONAIS MC'S
    QUAL FOI A SEMENTE
    QUE VC PLANTOU
    DOS É UM PROGRAMA SECRETO
    DE SIMULAÇÃO PÓS HUMANO
    TENTE SE SALVAR E ESCAPAR
    DE UM PROGRAMA IMPOSSÍVEL
    EM NÍVEL DE TECNOLOGIA
    TERMINAL.
    |
    PÓS HUMANOS
    INFORMÁTICA POST ÁREAS
    RENATO RUSSO
    LEGIÃO URBANA BRASÍLIA=DF.+.

    ResponderExcluir
  2. RENATO RUSSO
    E RACIONAIS MC'S
    TOME DESSE SANGUE IMUNDO
    E QD TUDO PEGAR FOGO
    SOMOS AS ESFINGES
    NO DESERTO.
    |
    RENATO RUSSO
    LEGIÃO URBANA
    BRASÍLIA-DF POST ÁREAS.+.

    ResponderExcluir
  3. É SAUDADE ENTÃO É MAIS
    UMA VEZ FIZ O DESENHO
    MAIS PERFEITO QUE SE FEZ
    CONTEI E FALEI MAIS NÚMEROS QUE TODO O PÓ DE TODOS OS UNIVERSOS ●●●●●

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  4. CHEGOU O DIA EM QUE
    QUERIAMOS DEMAIS
    VENDENDO FÁCIL O QUÊ
    NÃO TINHA PREÇO.
    OS CICLOPES E AS ESTÁTUAS
    MÁGICAS TEM ALGUM
    SEGREDO DE FORÇA IMORTAL
    TAL QUAL O SEGREDO
    DO CHAPÉU DOS SAMURAIS
    ERAM OS NÚMEROS INFINITOS.
    E O LEGIÃO URBANA VAI
    DESCOBRIR O SEGREDO
    DOS CICLOPES E DAS ESTÁTUAS
    MÁGICAS DE FORÇA IMORTAL
    POR BEM OU POR MAL.
    AÍ SIM SÊ DESCOBRIR SALVE-SE
    QUEM PUDER.
    E SÊ JÁ DESCOBRIU.
    |||||
    CRÉDITOS:
    RENATO RUSSO
    LEGIÃO URBANA BRASÍLIA=DF.+.
    CRIPTOGRAFIA
    CRIPTOANÁLISES
    CÓDIGOS ■■□

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  5. RENATO RUSSO
    E RACIONAIS MC'S
    UMA ESPAÇONAVE
    VIAJANDO
    O UNIVERSO INTEIRO
    CHEGOU A HORA
    E AGORA É AKI.
    PONTEIRO ARTIFICIAL
    DO PONTEIRO
    DO RELÓGIO NATIVO
    SE DECIFRAR O SEGREDO
    O LEGIÃO URBANA VENCE
    TEMPO PERDIDO
    ESPECIAL 1988.
    https://youtu.be/2hr7Uqu6G80

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  6. RENATO RUSSO
    E RACIONAIS MC'S
    MINI SUPERCOMPUTER
    SANGUE ARTIFICIAL
    DO SANGUE NATIVO
    TELEMETRIA BIOLÓGICA
    INFINITA
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
    LEGIÃO URBANA
    AINDA É CEDO 1985
    https://youtu.be/rjLvDU_iMXE

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