Um disco indispensável: Rumours - Fleetwood Mac (Warner Bros. Records, 1977)

Na noite de segunda (12), os lares brasileiros paravam mais uma vez para acompanharem mais uma novela das 9 entrar no ar, era a sucessora de Segundo Sol, que iniciou no dia 14 de maio deste 2018 que fez muitos dos noveleiros de plantão estarem com os olhos voltados para as histórias da Bahia envolvendo um cantor que reaparecia depois de darem como morto, uma DJ que teve sua vida manchada por crimes que não cometeu - tudo isto, criação de João Emanuel Carneiro. Sua sucessora envolvia misticismo em uma cidade no interior chamada Serro Azul, vizinha de Greenville e Tubiacanga - cidades fictícias do universo cheio de mistérios das novelas Fera Ferida (1993) e também A Indomada (1997/98), ambas de Aguinaldo Silva, esta nova novela que entrou no ar, envolvendo um rio mágico, sete guardiões do segredo, e o fim de um casamento - esta é O Sétimo Guardião, do mesmo autor das duas anteriores já citadas, e com um tema de abertura que superou as expectativas - muito se falava em Entre a Serpente e a Estrela, uma versão para a música Amarillo By Morning, que Zé Ramalho gravou em 1992 para seu LP Frevoador, mas a música escolhida e que iremos ouvir nas próximas noites quando entrar a novela foi The Chain, de um grupo anglo-americano chamado Fleetwood Mac que surgiu no final dos anos 60 como uma banda de blues na Inglaterra, que, aos poucos, foi se tornando uma banda mais com uma estética de soft rock, sem perder as raízes e que alcançou popularidade máxima mesmo quando lançaram Rumours em fevereiro de 1977, o disco de maior sucesso da banda. E o que uma novela das nove têm a ver com Fleetwood Mac, e sei-lá-o-quê - perguntam vocês a este que vos publica? A música de abertura da nova novela é do Rumours, e nós vamos falar exatamente sobre este disco. Ok? Legal. Então vamos voltar ao ano de 1975, a banda havia preparado um álbum novo, desta vez com outros integrantes, uma vez que Bob Welch deixara o Fleetwood Mac ainda no final 1974 após o lançamento de Heroes Are Hard to Find, primeiro disco gravado já nos Estados Unidos e o primeiro a entrar no Hot 200 da Billboard, e é como o início de uma mudança, deixando a Inglaterra e a mudança para os EUA e o sol dourado da Califórnia ajuda eles em uma nova fase que seria mais pop, com muitos sucessos de peso que tocassem nas rádios. Para o disco seguinte, sai o vocalista e guitarrista Bob Welch e entra um casal que já havia gravado um material que passou bem batido e é raramente lembrado, o vocalista e guitarrista Lindsey Buckingham mais a vocalista Stevie Nicks se juntam ao baixista John McVie e sua esposa, a tecladista e vocalista Christine Perfect McVie, que entrara para o grupo ao conhecê-lo em 1969, e o baterista Mick Fleetwood, que fundou a banda com John e contou com Bob Burning na guitarra, Jeremy Spencer na guitarra e Peter Green nos vocais, guitarra e harmônica - Green grava os três primeiros álbuns e deixa a banda em fevereiro de 1970 ao anunciar que iria distribuir seu patrimônio com quem estivesse interessado, três anos depois disto ele se interna em uma clínica psiquiátrica. Sem Green e Burning, a banda segue com Danny Kirwan (falecido recentemente) nos vocais e guitarra, e em 1971 entrava para substituir Spencer (deixara a banda e foi encontrado em um templo da seita Meninos de Deus, decidido a largar da vida de artista), Bob Welch (1945-2012) nos vocais e guitarra. Kirwan permanece até 1972, Christine já era creditada como integrante fixa desde Future Games (1971) e durante o ano de 1973 houve a entrada de Dave Walker, que fica somente no álbum Penguin, e Bob Weston - este durou só 1973 e início de 1974 e gravou Penguin e Mystery to Me, vindo a deixar antes de Heroes Are Hard to Find, onde só Welch, Christine, John e Mick integravam o FM à época. Com a entrada de Buckingham e Nicks, a banda iniciava um grande salto e o disco Fleetwood Mac, lançado em julho de 1975, já dá pra notar uma baita mudança, e isso dá para ouvirmos em temas como Warm Ways, o clássico Say You Love Me e também Rhiannon - que em 1978 foi relançado e voltou às paradas de vez.
Mas - como nem tudo são flores, as histórias de amor entre Lindsey Buckingham e Stevie Nicks, sem esquecer de John e Christine, estavam começando a expor rachaduras e feridas. Mas, a banda estava a iniciar o processo de criação do próximo álbum em Sausalito, na Califórnia no lendário estúdio todo de madeira sem janelas do Record Plant (atualmente The Plant), mas também no Record Plant de Los Angeles, cidade aonde também abrigou as gravações outro estúdio - mais precisamente em North Hollywood, ficava o Davlen Recording e também o Wally Heider Studios, e em Miami eles gravaram no Criteria Sound - apenas uma faixa foi gravada toda no Zellerback Auditorium, em Berkley, dentro da Universidade da Califórnia. No decorrer das gravações, a banda passava por momentos tensos, o fim dos dois casamentos, e até mesmo sobrou para Mick Fleetwood e Jenny Boyd, irmã de Pattie Boyd - logo ex de George Harrison que depois trocou por Eric Clapton - e soube logo que Jenny estava tendo um caso com o seu melhor amigo. E, como nós devemos saber, estamos na década de 70, mais precisamente na segunda metade desta, e na época, estava começando a dominar dois cenários musicais: o primeiro é o punk, que tinha uma estética anti-comercial, mais crua, suja e agressiva, nos Estados Unidos haviam dentre as principais bandas os Ramones, quatro rapazes de calça jeans, jaqueta de couro e que faziam um som rápido, mas tinha também os Dead Boys, o Dictators, o próprio Blondie e Johnny Thunders and The Heartbreakers eram as bandas do território ianque. O cenário punk inglês tinha várias opções, como The Damned, The Buzzcocks, UK Subs, Wire, The Stranglers, mas foram os Sex Pistols com sua rebeldia e seu polêmico álbum Never Mind The Bollocks - seu único disco gravado em atividade, e o The Clash com seus discos recheados de letras totalmente politizadas, que se tornaram as principais bandas do cenário punk britânico. Mas tinha também a música discothèque, que foi feita para animar pistas de dança com influências totais do funk e da soul music americana, acabou sendo algo mais pop, com arranjos bem elaborados, tocados por músicos de renome, e que faziam a moçada se jogar na pista de dança. O grupo Chic, a própria Donna Summer e os Bee Gees foram os responsáveis pela sonzeira mais dançante e agitada, estes últimos compuseram a trilha sonora do filme Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite) estrelado pelo boy magia do momento, John Travolta. Na época, o point dos punks eram locais mais diferenciados, um pouco baratos e acessíveis, no caso o CBGB, berço dos Ramones em New York, aonde ficava também o Studio 54, onde ali podia se encontrar facilmente nomes como Mick Jagger, o artista plástico Andy Warhol, nomes da moda como Valentino, Karl Largerfeld e Giorgio Armani se esbaldando - no mesmo Studio 54 podia se encontrar o pessoal consumindo cocaína. Sim, a droga da vez não era mais nenhum ácido, mas o pó branco, e que era o barato da vez, estava sendo facílima de encontrar em San Francisco e Sausalito, resumindo: o uso, tanto da parte dos músicos quanto da parte da equipe acabou sendo responsável por deixar o clima das gravações um tanto quanto estranho, levando a algo bem péssimo nas gravações. Esse clima estranho, os desentendimentos e as desuniões dos casais ajudaram a render num funcionamento a favor das composições, dando uma amplificada no poder destas. A banda, podia ser uma espécie de contraponto entre o punk e a disco, com seu rock totalmente embalante e pop, com uma sonoridade totalmente AOR (adult-oriented rock), que tinha uma fusão de rock com hard e progressivo, mas no caso do Fleetwood Mac, um pouco com as raízes blueseiras e do folk americano. E as revistas de fofoca americana, estavam querendo levar vantagem com qualquer coisa relacionada à banda, um dos boatos inventados foi de que Lindsey e Stevie eram apontados como pais de Lucy, filha de Mick, apenas porque ambos foram fotografados com a criança, e outro boato que ficou muito popular era o possível retorno de Spencer, Kirwan e Green para celebrarem os 10 anos da banda - o que, por um lado, poderia acontecer (infelizmente não rolou), mas ajudou a construir o nome do próximo trabalho, felizmente: originalmente, o título provisório seria Yesterday's Gone, mas acabou convertendo-se em Rumours, que se tornou um grande marco na carreira dele.
O álbum foi gravado em uma sala de nove por seis metros com uma mesa de gravações 24 canais 3M, uma gama de microfones de alta qualidade e mais outra mesa de som e mixagem com equalizadores 550A - estes últimos eram usados para controlar a diferenças da frequência ou o timbre das faixas. A produção musical fica por conta de Ken Caillat e Richard Dashut, sem esquecer as dez mãos da banda ali, nas sessões, Christine e Buckingham tocavam juntos para ajudrem a criar as melodias, as estruturas básicas do álbum - e, entre os casais, a relação era somente artística e laboral, e nunca se encontravam depois das gravações. Segundo a própria Nicks, havia muita grana e cocaína entre outras drogas, muita angústia, mas admitiu que, no pior momento, eles gravaram seu melhor trabalho. Depois disso, o grupo acaba partindo para uma série de shows de 10 dias e logo depois, retomaram as atividades de gravação em LA, em especial nos estúdios Wally Heider e também em San Francisco e ainda no paraíso dos idosos e dos latino-americanos: Miami, é claro. Ao ouvirem o material, tiveram uma reação espantosa, com as fitas de Sausalito, que acabaram ficando danificadas, e como se não bastasse, mais uma tournée foi programada pelo outono: ao ouvirem as fitas, a forma como está danificada - o som do bumbo e da caixa haviam ficado "sem vida" e foi chamado um especialista, tipo um audiófilo, para conferir a qualidade, contratado para retificar as fitas com um oscilador. Este usava os fones de ouvido para conseguir ouvir a fita danificada do lado esquerdo e a fita master geral sem os danos no ouvido direito, convergia as velocidades respectivas auxiliados pelos timers e fitas de áudio - pois a intenção do Mac era entregar um produto bonito, com uma qualidade totalmente perfeita e foi o que eles ouviram após a masterização, sentiram que tinham ali algo poderoso de sucesso. Passados os problemas com as fitas, e já com alguns singles antecedendo, o álbum é lançado e traz uma belíssima capa em que Mick Fleetwood está vestido como um lord, seu alter-ego Rhiannon ao lado de Nicks, e na contracapa uma colagem de fotos clicadas por Herbert Worthington, uma delas em grande destaque.
O álbum já inicia com uma levada de country e folk com uma forte influência de música celta - nascida nas demos como Strummer, mas, sofreu mudanças após Buckingham ouvir Jive Talkin' dos Bee Gees, ele mudou Strummer e virou Second Hand News, que transporta o ouvinte a um mundo de felicidade, mas, deixa o solo de guitarra que fecha de forma triste vai dando a deixa para as faixas a seguir; em seguida, vêm o tema que ajuda esse disco a se tornar grande, estamos falando de Dreams, considerado aqui um dos melhores momentos de Stevie Nicks como cantora  é uma letra totalmente pessoal: aqui ela fala do fim do relacionamento com Buckingham - falar sobre separação nem sempre é fácil, mas, para o Mac naquele momento, era pra desabafar de vez, mas com mensagens esperançosas otimistas e na parte instrumental traz uma boa batida rítmica de Fleetwood e um baixo bem forte tocado por John, sem esquecer a guitarra de Lindsey, trazendo um solo que já mostra o ambiente sonoro que essa música traz; já a próxima música carrega um quê de bucolismo poético-sonoro ao ouvirmos Never Going Back Again - outra sacada genial de Lindsey Buckingham que surgiu em uma demo com o nome inicial de Brushes, e fala sobre a ilusão de pensar que a tristeza nunca mais vai ocorrer uma vez que se sinta contente com a vida e o verso "Been down one time, been down two times" (Estive pra baixo uma vez, estive pra baixo duas vezes - tradução livre) como estivesse tentando persuadir à mulher para lhe dar mais uma outra chance - o que fica só na canção; na sequência, um dos grandes temas de destaque do repertório do disco, que é Don't Stop, escrita pela tecladista e a segunda cabeça feminina no grupo, têm uma letra de tons otimistas e uma sonoridade bem pop que conquista a gente de cara, e já entrou na trilha sonora da novela Sem Lenço Sem Documento escrita por Mário Prata, na época a Warner Music se instalava no Brasil e já era um salto; adiante, temos outra música de grande peso que se destaca e virou um dos maiores temas de sucesso da banda e do disco - estamos falando de Go Your Own Way, visto aqui como um tipo de contraponto à Dreams, nesta aqui acabou sendo uma mensagem mais pessimista, mas com um forte peso sonoro de atmosfera pop rock, e que ganhou notoriedade novamente após a série Glee fazer um episódio dedicado ao disco, que ajudou o álbum nas paradas da Billboard novamente e fazendo jovens da geração atual buscarem interesse em clássicos como o próprio Rumours, que encontrou a jovialidade como muitos outros discos; e, ainda complementando as faixas, uma música mais profunda e emocional, e Songbird acaba sendo uma pequena oração apenas com a voz e o piano de Christine que foi gravado em Berkley, no auditório Zellerback dentro da Universidade da Califórnia, pois, segundo a própria, achava que esta música precisava de um ambiente de sala de concertos e esta música foi gravada durante uma noite em um piano Steinway de 9 pés; e para abrir o lado B desta belíssima obra de arte, temos aqui uma canção com a assinatura do grupo inteiro e que voltou a ter notoriedade estando presente no filme Guardiões da Galáxia 2, baseado nos heróis da Marvel, e também, como dito antes, agora na abertura da telenovela de Aguinaldo Silva, a recém-estreada O Sétimo Guardião - claro que estou falando de The Chain, e aqui soa como o elo que mantém o relacionamento e nunca termina,  ou seja, também pode ser sobre a corrente que faz a banda permanecer unida para sempre, aqui temos um bom destaque à parte instrumental, a pegada acústica com um violão enraizado no country/bluegrass e uma bateria que ajuda e muito a construir as melodias e acaba ganhando um momento marcante quando ouvimos o baixo de John McVie que vai ajudando a mudar o ritmo no final e ganha uma levada mais hard rocker com um solo de guitarra bem pesado que combina com o final da canção de vez; na sequência, uma música mais embalada com um som que remeta o funk e a disco, numa canção que continua com as temáticas pessoais ao longo do disco, e You Make Loving Fun é nada menos do que uma declaração de Christine ao diretor de iluminação dos shows do Mac, com quem manteve um relacionamento após o fim do casamento com John, e que também tem um status de hit que rendeu na época do lançamento, sem perder a essência; chegamos ainda em mais uma pérola presente nesta Bíblia do pop rock setentista, logo I Don't Wanna Know, que é composta pela própria Nicks bem nos tempos de dupla antes de entrarem no Mac e cantada com o ex ali, já se tornou uma surpresa nas gravações porque acabou substituindo Silver Springs, também de Nicks, devido ao limite de duração do vinil, e ainda temos aqui na música um violão de 12 cordas que dá um caldo na sonoridade mantendo essa pegada das raízes da música americana, como o folk e o blues, mas com toques bem pop rock setentista, a letra - sendo composta por Nicks, era Buckingham dando voz às coisas que ela fala sobre quem está cantando - a famosa lei da ex funcionando de forma impressionante; em seguida, temos aqui uma música que funciona como uma homenagem carinhosa ao baterista, Oh Daddy capta essa mensagem que funciona como algo sarcástico sobre o rumo que ele dava, sendo que era o mais certo, com uma sonoridade melódica, totalmente soft como a maioria das baladas da época; e, pra fechar esta magnífica obra de arte da música, nós temos aqui uma grande cartada certa de Stevie Nicks e esta foi Gold Dust Woman, basicamente traz uma visão dela sobre a cidade de Los Angeles e as dificuldades encontradas para se viver nesta metrópole, com uma influência sonora do free jazz, contendo um cravo, um dobro e uma guitarra Fender Stratocaster, e uma das histórias da gravação desta música é que Nicks gravou sua voz na música às quatro da manhã usando um lenço preto envolvendo o rosto todo, deixando apenas a boca de fora, na qual ela estava velando seus sentidos, tocando em memórias e emoções genuínas - e funcionou muito bem. 
E não deu outra: mesmo que os integrantes estivessem vivendo os piores momentos de suas vidas, conseguiram achar um jeito de conquistarem o mundo com suas confissões pessoais através das 11 faixas, e conseguiram alcançar a impressionante marca de 20 milhões de discos vendidos, ou seja: em boa parte dos lares americanos, você iria encontrar este disco maravilhoso (parafraseando o narrador esportivo Luís Roberto de Múcio) na coleção de seus avós, seus pais, seus tios.... e se tornou um daqueles que faz jus ao nome deste blog. Em 28 de fevereiro de 1977, o Mac inicia uma tournée de sete meses após os ensaios no SIR Studios em Los Angeles, segundo Nicks, ao apresentarem as canções de Rumours, ainda tinha uma recepção totalmente fria dos fãs que ainda não estavam acostumados ao trabalho novo do Mac. Após um concerto beneficente do senador estadunidense Birch Bayh, eles partem para uma temporada de recitais no Velho Continente, em especial na França, Holanda, Alemanha e no país de origem da banda, o Reino Unido - mostrando a grande volta por cima que ajudou o grupo a crescer ainda mais já com 10 anos de estrada. É necessário lembrar que, se Rumours é extremamente indispensável para muitos, é porque ele têm sim uma grande notoriedade pela crítica, estando onipresente em várias listas dos melhores álbuns dos anos 70, além de estar entre os diversos clássicos na lista dos 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, é também dono de um merecidíssimo 26° lugar na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, a famosa lista organizada pela Rolling Stone, destacando o fato de ainda ser um dos discos mais vendidos de sempre e o fato das canções terem tocado incansavelmente nas rádios, e agora, tendo uma música na abertura de uma telenovela da Globo, isso pode ajudar a engrandecer o culto a este disco aqui no Brasil.
Set do disco:
1 - Second Hand News (Lindsey Buckingham)
2 - Dreams (Stevie Nicks)
3 - Never Going Back Again (Lindsey Buckingham) 
4 - Don't Stop (Christine McVie)
5 - Go Your Own Way (Lindsey Buckingham)
6 - Songbird (Christine McVie)
7 - The Chain (Lindsey Buckingham/Stevie Nicks/Christine McVie/John McVie/Mick Fleetwood)
8 - You Make Loving Fun (Christine McVie)
9 - I Don't Wanna Know (Stevie Nicks)
10 - Oh Daddy (Christine McVie)
11 - Gold Dust Woman (Stevie Nicks)

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